Nome científico: Dipteryx alata
Nativa brasileira, o baru é também conhecido como barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-rava e pau-cumaru.
Árvore que pode chegar aos 25m de altura, possui copa densa e arredondada. As folhas possuem coloração verde intensa e as pequenas flores esverdeadas surgem de outubro a janeiro. O fruto é um legume lenhoso, castanho, com uma única amêndoa comestível, iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva, embora a dureza do fruto dificulte sua obtenção. A polpa aromática e adocicada é muito nutritiva (com níveis elevados de proteína) e por ser dura e farinhenta, caso seja consumida in natura precisa ser roída! Também pode-se com ela produzir boa geleia. O preparo das amêndoas para consumo é simples: depois de tiradas da polpa, é só torrar.
O óleo extraído da amêndoa é de excelente qualidade, e na medicina popular costuma ser utilizado como anti-reumático. Também serve como aromatizante para o fumo.
De rápido crescimento e boa qualidade da madeira, o baruzeiro é uma planta de bastante interesse e indicada para as empresas de reflorestamento.