Nome científico: Carya illinoensis
Nativa da América do Norte, nas regiões dos Estados Unidos e do México. A palavra “pecan” significa “noz que necessita de uma pedra para quebrar”.
A nogueira-pecan é uma árvore impressionante que pode alcançar mais de 40m de altura, no entanto apresenta crescimento lento. O tronco é retilíneo e a casca cinzenta e lisa nos indivíduos jovens, mas com o tempo torna-se sulcada, áspera e marrom avermelhada. As inflorescências são terminais, sendo as masculinas longas, pêndulas e com numerosas flores, e as femininas são do tipo espiga, com flores menores e em menor número. As flores não são muito atrativas, pois são verdes e discretas, confundindo-se com a folhagem. A polinização é feita pelo vento. Os frutos são do tipo drupa, de casca verde e espessa que se torna marrom e se abre quando madura, dividindo-se em quatro partes e expondo as nozes.
A amêndoa da noz possui sabor rico, único, doce e amanteigado, podendo ser consumida fresca ou cozida, em uma grande variedade de pratos doces e salgados. São reconhecidamente muito nutritivas e consideradas um tipo de alimento funcional, principalmente pela elevada concentração de minerais essenciais, vitamina E e ácidos graxos.
Medicinalmente, o consumo das nozes pecan auxiliam positivamente no processo de envelhecimento, em casos de colesterol alto, problemas cardiovasculares, câncer, obesidade, desnutrição, diabetes, intoxicações, úlceras, feridas, artrite, afecções do fígado e ovários e útero, cólicas menstruais, rinite alérgica, sinusite, bronquite e problemas nervosos.
É uma árvore elegante, para se cultivar em amplos jardins residenciais, industriais ou em pomares domésticos. Seu tamanho adulto deve ser levado em consideração na escolha do espaço, para que não venha a se tornar um problema mais tarde. A manutenção é mínima e reduzida aos cuidados do plantio e dos primeiros anos após a implantação.
A nogueira-pecan deve ser cultivada sob sol pleno, preferencialmente em solos férteis, profundos, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente nos primeiros anos de implantação. Tem grande capacidade de adaptação, vegetando bem em diferentes tipos de solo e condições climáticas. No entanto, não tolera encharcamentos ou secas prolongadas.