terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Columbine ocidental; ou, columbina carmesim

 



"Columbine com chifre de mel."

-Ralph Waldo Emerson
(1803-1882)

   

Columbine ocidentalW estern Columbine ( Aquilegia formosa ) é um wildflower nativa que tem pétalas avermelhadas e centro amarelo no início da tarde de primavera.

Está no auge da flor em maio, mas o solo seco e úmido podem mantê-la florescendo bem no verão.

Sua extensão natural se estende do Alasca e Colúmbia Britânica a Washington, Oregon, Califórnia, Idaho, Montana, Colorado e Nevada.

É um pouco resistente a veados, os coelhos parecem não gostar nada, mas é atraente para beija-flores, borboletas e polinizadores diversos. É adaptável à maioria das zonas e condições, tão fácil quanto qualquer flor selvagem vistosa pode ser.

Pode funcionar muito bem em pleno sol da manhã, ou ao sol da tarde manchado, ou mesmo ao sol da tarde com rega suficiente. Os caules das flores alcançam 60 cm de altura a até 1,20 m, sobre um aglomerado de folhas de 30 a 60 cm de altura e cerca de 30 cm de largura.

Columbine ocidentalSe passar pela seca do verão, ele morrerá cedo e não retornará até o final do inverno ou início da primavera seguinte. Com irrigação regular em solo bem drenado, suas delicadas folhas arredondadas serão vistas durante todo o verão.

Tal como acontece com os columbines híbridos, pode ter vida curta, uma touceira que se extingue em três ou quatro anos. Ela se auto-semeará com muita facilidade, mas tende a se hibridizar com cultivares domésticas, de modo que nunca se sabe como uma muda crescerá para ficar em flor.

Este viveu por três anos em um jardim de sombra profunda. Foi um pouco "banido" para que houvesse menos chance de hibridizar com cultivares; Eu queria preservá-lo como espécie. Infelizmente, selecionei uma área muito escura para as mudas estabelecerem. A touceira adulta estava bem, mas quando chegou ao fim de sua curta vida, não deixou descendência. Portanto, não temos mais isso em nosso jardim, embora eu pretenda plantá-lo novamente, da próxima vez em um local mais claro, na esperança de que ele semeie como algumas das outras columbinas fazem.

As flores são comestíveis como uma guarnição decorativa para salada, tendo um néctar doce na base da flor (nos botões das esporas), semelhante à madressilva, muitas vezes estimula as crianças a colhê-las do jardim e sugar o dorso da flor.

Columbine ocidentalAs folhas também são comestíveis no início da estação, quando ainda tenras, seja em saladas ou cozidas.

Sementes trituradas eram tradicionalmente esfregadas na pele como um perfume suave e repelente de pulgas e piolhos, ou incluídas nas roupas armazenadas em caixas.

Algumas boas pesquisas foram feitas em várias espécies de aquilegia, o que sugere que seu uso anterior como remédio popular pode muito bem ter alguma base na realidade. Estudos poloneses de extratos de A. vulgaris descobriram que eles protegiam ratos de danos ao fígado induzidos artificialmente [ Jodynis-Liebert et all, 2005; Adamska et all, 2003] .

Outros estudos poloneses indicam que o isocitiosídeo de columbinas tem valor antimicrobiano para o tratamento de Staphuylococcus, além de funcionar como fungicida [Bylka et al, 2001, 2004]Um estudo chinês insinua que um alcalóide em A. ecalcarata exibe citotoxicidade contra células cancerosas [Chen et al, 2002] . A. formosa do noroeste também foi investigada cromatograficamente na busca contínua de alcalóides medicinais úteis [Constantine et al, 1966] .

Os povos tribais da América do Norte usavam raízes e folhas medicinalmente. As folhas eram mastigadas e depois usadas para esfregar picadas de abelha ou pequenos ferimentos. Um tônico foi preparado para subir na garganta. As sementes foram mastigadas para aliviar dores de estômago. Raízes trituradas eram esfregadas nas juntas doloridas pelos idosos. Ele tinha outros usos tradicionais também, embora pareça raramente ser usado por fitoterapeutas modernos.