sábado, 27 de fevereiro de 2021

White Shooting Star

 



"Varriam longas procissões aqui e ali
De flores estrela cadente, estola rosada."

de 'A Prairie Idyl'
de Amanda Theodocia Jones
(1835-1914)

A primeira vez que plantei estrelas cadentes brancas (Dodecatheon meadia), quando as folhas surgiram em sua segunda primavera, elas se revelaram as favoritas dos caracóis. Foi horrível no local muito sombrio que eu escolhi para ele, e quando não voltou no terceiro ano, dificilmente foi registrado como importante.

Estrela cadenteMas as incríveis flores de abril semelhantes a cometas continuaram acenando. A próxima vez que plantei, plantei vários, em um jardim que tinha sido tratado no outono chuvoso anterior com um assassino de lesma de fosfato de ferro orgânico.

Coloquei vários em um local bastante ensolarado, apesar de serem frequentemente descritos como plantas sombreadas; sua única proteção contra o calor eram plantas perenes próximas, mais altas. Como eles atuaram maravilhosamente!

Shooting Star é uma flor silvestre norte-americana, listada como ameaçada de extinção em muitos estados. Mas sementes de espécimes cultivadas são ocasionalmente oferecidas aos jardineiros, especialmente por especialistas em plantas de sombra. É facilmente cultivado a partir da semente, mas leva três anos para florescer ‚uma espera gratificante para receber o Prêmio de Mérito do Jardim.

Sendo nativo em toda a metade oriental do continente, exceto no extremo norte canadense, ele adquiriu muitos nomes regionais em toda esta extensa gama. Além de Shooting Star, é conhecido como American Cowslip, Indian-chief, Rooster-heads, Johnny-jumps, Pride-of-Ohio, Cranesbills, Mosquito Bills, Mad Violets, Prairie Pointer, Sailor-bonés, Star Shower e Diamond Sparks .

Uma planta jovem deve ser colocada em seu local permanente em bordas de sombra brilhante ou luz solar manchada, em solo rico em húmus. Certifique-se de marcar sua localização, pois eles são temporários no jardim e correm o risco de serem perturbados durante a escavação durante grande parte do ano. Requer bastante umidade em solo bem drenado e, se colocado em um local mais ensolarado, suas necessidades de água são ainda maiores.

Estrela cadenteQuando fica dormente e desaparece no verão, não é mais injurável pela seca, tendo evoluído para a vida na pradaria tanto quanto nas florestas, e as pradarias tinham fontes muito úmidas seguidas por verões quentes e secos.

As folhas basais são bastante curtas, mas o caule da flor sobe de 20 a 60 centímetros. Do meio da primavera ao final da primavera, ela produz flores brancas de 2,5 cm voltadas para baixo, com brácteas pontiagudas saindo do centro formando um "bico", cercado por pétalas radicalmente reflexas. Realmente se parece com um foguete voando em direção à Terra, ou estrela cadente, ou mesmo a cabeça de um galo.

A raiz fibrosa é facilmente dividida a cada poucos anos. Não deve ser permitido ir semear no ano em que será desenterrado e dividido, de modo que sua energia seja gasta na recuperação.

O nome Dodecatheon significa "Doze Deuses" e alude a ele possuir várias flores em uma única haste, parecendo um aglomerado de meteoros ou cometas. Originalmente, era o nome de Plínio para a prímula porque a prímula estava sob os cuidados de doze deuses olímpicos.

As sementes surpreendentemente ficam em pé em um cacho, não dando nenhuma evidência de que as flores assentiram. Essas vagens têm valor decorativo próprio, branco-pêra em junho, amadurecendo até o marrom. Elas durarão mais do que as folhas e, quando secas no início do verão, podem ser colhidas, as sementes removidas das vagens e colocadas em frios. Eles levam dois anos para ficarem prontos para o jardim aberto.

A espécie foi batizada em homenagem ao médico inglês Richard Mead (1673-1754), que sentou vigília com a rainha Anne no dia em que ela morreu. Suas teorias de doenças contagiosas estavam à frente de seu tempo e ele foi um notável humanitário no apoio à saúde para enjeitados e crianças pobres.

Ele era um defensor de exercícios ao ar livre e tinha um grande amor por flores silvestres. Seu amigo Samuel Johnson disse que o Dr. Mead "vivia mais sob o sol forte do que quase qualquer homem", e por seu famoso amor pelas flores, a estrela cadente norte-americana foi nomeada em sua homenagem.