segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

'Vestal' Wood Anemone

 


"Apegando-se à vida efêmera como Adônis, por quem Zéfiro chamou de Anêmona, ó flor do vento, rapidamente sacudindo suas pétalas, rápido e prestes a morrer."

-Ovid
(43 AC - 18 DC
 )

"Lágrimas da deusa Paphian se misturando no sangue de Adônis, de modo que a terra deu à luz flores. As lágrimas dela são as anêmonas, o sangue dele a rosa sem perfume. Adônis, agradando Adônis, Adônis que está morto."

-Bion
(100 AC)

   

S produtores everal listar isso em seus catálogos como "raro", mas não tão raro que você não pode obtê-lo a partir de vários produtores, que se deve certamente fazer, se possível. A anêmona nemerosa 'Vestal' é uma anêmona-da-madeira ou flor- do- vento , de um branco duplo, com um folho ou anel externo de pétalas ao redor de um pompom, parecendo uma dupla gardênia em miniatura.

Double Wood AnemoneNa verdade, não se pode exagerar como ela floresce maravilhosamente em abril, geralmente algumas semanas depois do crescimento de 'Robinsoniana' ao lado dela. Suas flores de um branco puro trazem a luz para o nível do solo em jardins florestais semi-sombreados ou sob arbustos. Ela floresce bem mesmo em sombras bastante profundas.

É frequentemente confundido com 'Albaplena' que é de fato muito semelhante e terrivelmente maravilhoso, mas foi descrito como tendo a forma mais de uma peteca do que de uma gardênia dupla, 'Albaplena' sendo um pouco tímido de um duplo completo. 'Albaplena', em vez de 'Vestal', foi a primeira descoberta crescendo em um jardim em 1830, mas 'Vestal' foi desenvolvida a partir dela.

Em 'Albaplena' e 'Vestal', pode haver uma "dissonância bonita" difícil para o observador colocar o dedo, até que se dê conta de que essas anêmonas não têm as anteras, tornando as flores estéreis, o que faz com que durem muito no jardim, ainda tendo o desejo instintivo de resistir, ainda que desesperadamente, até polinizar .

Se há algum defeito nesta flor, é que ela tende a inclinar o rosto para baixo nos primeiros dias e nem sempre mostra seu centro incrível. Somente quando totalmente amadurecidas as flores se transformam em sombras brilhantes. Tive que levantar um pouco uma das flores para obter a fotografia de close-up do final de abril acima, que tem cerca de quatro vezes o tamanho natural. Cerca de três dias depois, as flores cresceram sozinhas.

Double Wood AnemoneA brancura da neve como um emblema de pureza deve ter sido o que inspirou o nome de cultivo 'Vestal', aludindo às Virgens Vestal de Roma, que adoravam uma forma da deusa Vesta com traços da guerreira Cibele, Deusa do Coliseu.

A maior mitologia da Anêmona não está associada a uma Deusa Virgem, mas a Afrodite, que se apaixonou por Adônis, aquele que foi chamado de "a rosa sem perfume".

Sua natureza "sem cheiro" significava que ele não era capaz de realmente fazer amor com Afrodite, mas era semelhante a Átis, a companheira assexuada de Cibele, ou Narciso, que era tão apaixonado por si mesmo que não conseguia amar a ninfa Eco.

Perséfone também desejava Adônis, e quando o belo mortal foi ferido até a morte por um javali, ele se tornou seu companheiro no Tártaro.

Foi nessa época que Afrodite chorou tanto que suas lágrimas regaram a terra, e Adônis voltou do reino escuro na forma de anêmonas da primavera que, no entanto, apesar de toda a força e vigor da flor, sempre morriam no verão. Depois disso, Afrodite o tinha metade de cada ano, e Perséfone o tinha a outra metade.

As folhas verdes escuras de 'Vestal' ocasionalmente mostram um brilho arroxeado. A variedade recebeu o Prêmio de Mérito do Jardim. O nosso cresce à sombra do bordo da casca de papel junto com a anêmona de flor azul "Robinsoniana" e com um pequeno aglomerado de anemonella com folhas de arruda.