quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Columbine 'William Guinness' Magpie

 



"Columbine, abra seu invólucro dobrado,
Onde moram duas pombas gêmeas!"

-Jean Ingelow
(1820-1897)

   

Em nosso quintal, a cultivar columbina 'William Guinness' continuou a florescer até muito tarde. Embora o período normal de floração seja maio e junho, as fotos nesta página foram tiradas em agosto, quando ainda estava no auge de sua beleza. O único truque para mantê-los belos é detoná-los antes que cresçam.

Há duas delas plantadas embaixo da árvore Chokecherry, projetando-se de uma cobertura vegetal de mirtilos. Eles foram obtidos como começos muito pequenos e cresceram rapidamente para dois pés ou mais.

Esta é uma das minhas columbinas favoritas e eu odiaria que ela morresse no jardim, então deixei suas flores finais em agosto irem para a semente, esperando que se naturalizasse.

Columbine vulgariscultivares têm folhagem delicada e adicionam textura ao jardim, mesmo quando não estão florindo. Quando em flor, eles são pequenos o suficiente para serem sutis ao invés de grosseiros, mas ornamentados o suficiente para serem encantadores atraentes. Eles são atraentes para beija-flores e borboletas.

Eles são resistentes ao frio a menos 30 graus ou até mais frio, morrendo no chão nos invernos mais frios, mas voltando na primavera. Eles tendem a se desgastar em poucos anos, assim como os delfínios.

William Guiness ColumbineAs columbinas fazem polinização cruzada no quintal com muita facilidade, resultando em columbinas misteriosas após hibridizarem aleatoriamente por conta própria. Este pode ser um processo interessante por si só, & eu não me importaria muito se, digamos, o 'Woodside Gold' rosa polinizado com 'Ruby Port' ou algum outro A. vulgarisvariedade, de modo que não se reproduziam com a aparência de nenhum dos pais.

Mas eu realmente gosto do chocolate marrom com coloração de babado de chocolate branco de 'William Guiness', que também é chamado de Columbine Magpie por causa das cores contrastantes semelhantes às pega. Eu espero que seja verdadeiro para os pais. Por isso não plantei nenhuma outra cultivar de A. vulgaris em sua vizinhança, embora ainda exista o risco de hibridização com uma espécie diferente, já que existem AA. alpina, canadensis, flabellata e siberica espalhados pelo mesmo lado da casa.

À medida que adiciono outros columbines aqui e ali pela casa, continuo evitando colocar qualquer A. vulgarisao lado com 'William Guinness', apenas para ver se é possível que aquele semeie verdadeiro e não se cruze com outras espécies.

Do contrário, tentarei me lembrar de desenterrar a moita daqui a alguns anos para dividi-la, embora as columbinas não tenham uma vida longa como perenes, então resta saber se tenho essa chance. Na pior das hipóteses, se 'William Guiness' eventualmente desaparecer do quintal, não é uma raridade e eu deveria ser capaz de plantá-lo do zero e tê-lo por mais alguns anos.