quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Masterwort 'Rose Symphony'

 

Rose Symphony

Masterwort 'Rose Symphony'


"Não são os que possuem as flores
mais fortes, mais ousados, mais astutos do
que os que não as têm?"

-Stephen Crane
(1871-1900)

   

A cultivar alemã Astrantia major ssp involucrata var rosea 'Rosensinfonie', traduzida em inglês como 'Rose Symphony ", foi introduzida em 1982. As umbelas consistem em numerosas brácteas vermelhas, rosas, roxas e rosa. Quando cultivadas a partir de sementes costuradas no inverno, podem podem variar de planta para planta, mas uma "Rose Symphony" realmente agradável tem brácteas vermelho-rosa brilhante, com uma qualidade quase metálica cintilante.

As mudas podem levar três anos para se formarem de forma apresentável, espalhando-se muito lentamente por estolhos subterrâneos. Pode ser melhor comprar apenas uma planta do tamanho de um galão, selecionada enquanto em flor para ter certeza de um espécime particularmente brilhante. Ela cresce até trinta polegadas de altura, incluindo os caules da flor em corda, com folhagem basal profundamente cortada.

Adaptável a muitas condições, ele se dá melhor em sombras brilhantes ou luz solar manchada, em solo úmido e húmido. Não florescerá bem em sombras profundas, mas muito sol tornará as folhas basais feias por causa do estresse. Não pode suportar a secura; solo uniformemente úmido, mas com boa drenagem, é melhor, mas se houver um local no jardim que seja muito úmido para a maioria das plantas perenes, pode valer a pena tentar Masterwort, mesmo em posições excessivamente úmidas.

Floresce de junho a agosto; se houver uma interrupção na floração, cortá-la irá reiniciá-la. As flores individuais duram bastante tempo, dando boas flores de corte, e também secam bem.

Originário dos Alpes suíços, ele se naturalizou em toda a Europa e chegou à Inglaterra em 1596. Ele se espalhou pela Europa central e além porque era cultivado em todos os lugares como um vegetal comestível e como uma erva medicinal. Era principalmente a raiz que era considerada útil, tendo um sabor apimentado, e por muito tempo considerada por tratar problemas estomacais, intestinais e pulmonares. Hoje não é mais comido e raramente usado medicinalmente. Ele também tem sido usado como um agente amargo em bebidas alcoólicas e já foi considerado um remédio para os tremons do delírio.

Gerard a chamou de Black Masterwort e em diferentes épocas ela foi chamada de Flor de Alfinete de Hattie, Grande ou Grande Masterwort, Mountain Sanicle e Gentleman's Melancholy. Este último nome parece ser um reflexo de "Scabiosa atropurpurea, a flor de alfineteiro usada pelas viúvas vitorianas. Aparentemente, os homens imitaram essa velha tradição, mas com a pincusion mais sutil de Astrantia, embora a "melancolia" dos cavalheiros também pudesse ser uma ressaca após uma bebedeira, com raiz de masterwort sendo um suposto tratamento para tremons de delírio.

O nome do gênero é uma corruptela de Ostrutium, que por sua vez era uma corruptela de Struthio. É essencialmente a mesma palavra que avestruz, sem dúvida porque as pétalas de penas da flor lembram a alguém as penas fofas da cauda dos avestruzes.