terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

'Little Lanterns' Anão Red Columbine

 


Anão Red Columbine

Contornando as rochas na borda da floresta
Com uma chama correndo de uma saliência
em outra, Ou oscilando mais profundamente em sombras sombrias,
Um fogo ardente em suas flores escuras;
Bronzeado e moldado pelo vento e pelo sol,
Enlouquecendo, alegrando a todos
Com uma beleza cigana plena e fina, -
Uma saúde para o columbino carmesim!

-Elaine Goodale Eastman
(1863-1953)

   

Uma introdução recente que alcançou nossos mercados do noroeste em 2002, 'Little Lanterns' é uma forma variante de Aquilegia canadensis provavelmente de origem jardim, descoberta entre plantas cultivadas sem uma origem selvagem conhecida.

'Little Lanterns' é uma columbina anã americana (também conhecida como columbina canadense), atingindo 20 a 25 centímetros de altura, incluindo os caules das flores, que tem cerca de metade da altura da espécie.

LanterninhasSuas flores com esporas vermelhas brilhantes e pintadas voltadas para baixo, não escondendo inteiramente sua corola amarela. As flores pendentes realmente parecem lanternas de fogo. Bem antes de se espalharem, as lanternas penduradas começam a se inclinar para cima, revelando mais plenamente seus estames.

Pequeno, mas vistoso, quando em plena floração de maio a junho, gosta de um pouco mais de sol do que o normalA. vulgaris, mas aceita sombra parcial. Como a maioria dos columbines, ele se auto-semeia intencionalmente.

Não vemos minadores de folhas em nossos jardins, mas 'Little Lanterns' é supostamente mais resistente ao seu trabalho do que os híbridos columbinos. Resistente ao frio até a zona 3, mas não gosta de zonas mais quentes, a forma natural cresce selvagem ao norte até a Nova Escócia. Na Zona 8, ele pode morrer no verão, a menos que o solo seja mantido uniformemente úmido, mas se nunca secar, terá uma presença contínua de fetos no verão, durando até o início do outono.

A nossa foi plantada em 2003 entre duas espécies anãs - rododendros não muito distantes da base de uma grande azaléia ocidental. Neste local, recebe um bom sol da tarde, e esperamos que se naturalize e se espalhe,