quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Orquídea terrestre chinesa também conhecida como Orquídea Florestal Jacinto Orquídea ou Orquídea Urna

 



"Eu quero cantar uma fuga que
soe como o gênio das flores."

-Daniela Gioseffi,
n.1947

A orquídea da floresta, ou orquídea chinesa ( Bletilla striata ), é a mais resistente de todas as orquídeas terrestres temperadas adequadas para o jardim aberto. É nativo do Japão, onde é chamado de shi ran, e do sul da China, onde é chamado de pai chi.

Orquídea terrestreEsta planta perene despreocupada quer solo ácido enriquecido organicamente solto, rega regular, mas com drenagem perfeita, na sombra mais brilhante.

Não gosta de sol pleno, mas nossa experiência em Puget Sound foi que ele não floresceu até que os transferimos para um local com um pouco de luz solar direta, depois do qual se tornaram excessivamente floríferos. No interior, eles podem querer mais proteção.

Nunca é afetado por doenças de plantas, não é um dos favoritos dos insetos, e mesmo lesmas e caracóis são apenas visitantes relutantes de suas folhas.

Se não gostar da localização, ou não florescerá ou não florescerá bem, e nenhuma quantidade de bebês a induzirá a fazer melhor. Mas se gosta de sua posição, não é preciso ser mimado. É ideal para as zonas 7 e 8 e pode ser testado até a zona 5, mas precisará de proteção de inverno, como colocação perto o suficiente da casa para obter algum calor residual, & cobertura morta de inverno; então, se ela produzir rebentos tão cedo na primavera que corre o risco de congelar, dê a ela uma tenda de estopa ou jornal na noite anterior ao início das manhãs geladas.

Em nossa área, nenhum cuidado extra é necessário, e seu único risco é de muita umidade durante o inverno adormecido, o que uma cobertura de folhas grandes de bordo ou espadas cortadas poderiam consertar se a chuva for muito persistente para uma boa drenagem ser suficiente.

Orquídea terrestreComparadas com orquídeas aróides realmente extravagantes, as flores rosas brilhantes são pequenas e bastante despretensiosas, até que você chegue perto da planta, quando se torna óbvio que são realmente orquídeas.

Se orquídeas extravagantes infladas não forem a comparação, essas flores de uma polegada e meia são bastante vistosas com um período de floração muito longo, começando já em abril, mas certamente para maio e junho, potencialmente prolongando-se até julho.

Existem quatro a seis folhas em cada rebento, com cerca de trinta centímetros de altura; não é uma folhagem pouco atraente, embora um pouco plana. Do rebento, surge um caule de flor não ramificado até um pé e meio. A parte superior do caule produz uma fileira vertical ou racemo solto de três a sete (com a possibilidade de uma dúzia ou mais) de flores que balançam. Os botões superiores abrem primeiro, o botão inferior por último. Cada flor dura um mês inteiro e, à medida que se abrem em série, você pode imaginar por quanto tempo ela está florescendo.

Uma orquídea chinesa perene herbácea espalhada por rizomas curtos que desenvolvem rebentos comprimidos, com raízes fibrosas espalhando-se a partir de cada rebento. Ocasionalmente produz vagens, mas principalmente se naturaliza por meio de seus rizomas.

Na Ásia, é considerada uma planta medicinal, sendo o cormo fatiado, seco ao sol e pulverizado para tratar doenças pulmonares; ou misturado com óleo como um tratamento tópico de feridas ou doenças da pele.

Um estudo conduzido na Universidade de Nanjing publicado no Journal of Bioscience & Bioengineering [Huajia Diao, et al, 2008] isolou componentes químicos específicos de B. striata que pareciam facilitar a cura de feridas ou queimaduras, embora para uso interno, seja sua eficácia além da de um placebo permanece não comprovada. Certamente os crentes juram por ele, confiando até doenças graves como a tuberculose a fitoterápicos.