Corydalis Dragão Roxo
O clima em Puget Sound é perfeito para Corydalis flexuosa, embora seja delicado mesmo em áreas ligeiramente mais quentes. Vários cultivares se tornaram disponíveis ao longo do tempo, e temos o original 'Blue Panda', além deste cultivar aprimorado, outro desses, chamado 'Purple Leaf' ou 'Purple Dragon', mostrado aqui em um retrato de maio ao pé de um Redtwig Dogwood .
Embora tenha vindo sem promessas de ser resistente ao verão, nossa 'Folha Roxa' na verdade não morre no verão, embora 'Panda Azul' geralmente se torne temporariamente magro e irregular em agosto. Uma descrição detalhada dos hábitos de 'Blue Panda' vs 'Purple Leaf' mostra que eles são um pouco diferentes,
'Purple Leaf' foi muito mais lento do que 'Blue Panda' em estabelecer uma grande massa de propagação. Embora aparentemente menos agressivo na propagação, é uma planta mais forte e continua a florescer mesmo durante os dias mais quentes do verão e até o outono. Ele fica semi-adormecido no inverno sem morrer completamente, enquanto o 'Panda Azul' morre brevemente no inverno, retornando muito antes da primavera.
Embora o comportamento dessas duas variedades seja bem diferente em nossos jardins, elas são fisicamente muito próximas da mesma. Em termos de aparência, a tonalidade roxa nas folhas de 'Purple Dragon' não é evidente, e as flores têm quase o mesmo tom rico de azul translúcido. Na verdade, a maioria dos cultivares de C. flexuosa se parecem muito.
As espécies Corydalis foram estudadas quanto ao seu valor medicinal. Para os fitoterapeutas americanos, um Corydalis nativo chamado "Britches do Holandês" (porque a flor se parece com calças em vez de peixe) é a variedade normalmente designada, mas muitos outros foram investigados para que se possa presumir Corydalis spp. em geral compartilham qualquer ingrediente ativo ou valor que tenha sido atribuído a outros.
As espécies que crescem na China, incluindo C. flexuosa, foram incluídas nas opções farmacológicas de ervas chinesas para o alívio da dor. Os rebentos ou tubérculos contêm alcalóides com efeito narcótico não muito diferente do ópio, embora consideravelmente menos poderosos do que na papoula do ópio. Ainda assim, é potencialmente psicotrópico e, como tantas lâmpadas, pode ser tóxico se ingerido, induzindo letargia, desmaios