quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Gengibre selvagem gigante: Asarum delavayi

 


   

Contamos pela última vez cinco tipos de gengibre selvagem; três são nativos, dois não. Três variedades estão crescendo ao redor da base sombreada de um cedro-chorão do Alasca. Dois dos gengibres selvagens nativos são discutidos separadamente na página Asarum canadense, a página A. caudatum e uma variedade cultivada popular é discutida na página A. shuttleworthii "Callaway".

Exceto por A. canadense, que é o menor dos quatro e caducifólios, esses gengibres selvagens provaram ser perenes ou quase. Alguns eu plantei em 1999, outros foram plantados em 2001, e o gigante mostrado nesta página ( A. delavayi ou Gigante Selvagem Giner Chinês) nós plantamos no início da primavera de 2002.

Asarums em geral podem demorar para se estabelecer, então não necessariamente parecem muito imediatamente, embora eu goste muito deles mesmo antes de começarem a se tornar uma cobertura do solo impressionante. A. delavayi acabou não demorando tanto para se estabelecer como os outros e já era uma cobertura vegetal espessa em seu segundo ano. Em comparação, o asarum "Callaway" se espalhou apenas um pouco em cinco anos, & A. caudatum passou dois anos apenas estabelecendo boas raízes antes de começar a se espalhar.

Asarum DelavayiA primeira foto foi tirada em março (2004), tentando tirar uma boa foto de uma das grandes flores, que são numerosas nesta época do ano, mas escondida sob as folhas enormes. Algumas das flores vão ficar penduradas ao ar livre em torno das bordas dos aglomerados que se espalham, mas você nunca imaginaria que havia um grande número dessas flores sem levantar as folhas aqui e ali.

A segunda foto, também de março, mostra um par de folhas roídas por caracol que são do crescimento do ano anterior, mas ainda assim bastante atraentes. As folhas novas vão refrescar a touceira durante a primavera. A folha mais perfeitamente arredondada nesta foto e a urna de semente de gavinha tripla de aparência quase alienígena menor são de A. caudatum, já que as manchas dessas duas espécies têm colidido uma com a outra.

Durante a primavera, ele estará produzindo folhas frescas, mas a maior parte do crescimento do ano anterior permanece que às vezes é necessário chegar lá e cortar quaisquer folhas que pareçam avariadas. Se não for cuidado, entretanto, ele se sai muito bem cuidando de si mesmo.

DelavayA espécie tem o nome de Pere (Pai) Jean Marie Delavay (1834-1895), mostrado aqui em um pequeno retrato. Também temos em nosso jardim uma rua chinesa do prado que leva o nome dele, Thalictrum delavayi.

Ele era um missionário jesuíta francês que chegou pela primeira vez à China em 1867. Ele coletou plantas para Adrien Franchet do Museu Nacional de História Natural de Paris (e para quem o Cotoneaster de nossa Francheté nomeado). Pere Delavay viajou sozinho em regiões montanhosas distantes de Yunnan, em busca de plantas de potencial interesse para jardineiros na Europa. Seus esforços resultaram em uma coleção extravagante de quatro mil espécies, das quais 1.500 eram desconhecidas dos botânicos ocidentais.

Este asarum chinês não foi introduzido no mercado de viveiros dos Estados Unidos até o ano 2000. As folhas lustrosas e mosqueadas do gengibre selvagem gigante podem atingir 25 centímetros de diâmetro, um dos maiores de todos os asarums. Não é fácil fotografar flores de asarum porque elas se escondem sob as folhas diretamente no solo na sombra mais escura, mas se você olhar de perto, verá uma grande flor que tentei expor para a foto movendo as folhas protetoras para o lado.

A floração é uma coisa incrível, cor de creme descendo pela garganta, veludo chocolate escuro na parte superior interna das pétalas e nodularmente duro por fora. Elas ficam no chão porque são polinizadas por formigas e besouros rastejantes. Já vi mariposas voar das flores de asaram, então não são apenas coisas rastejantes que as ajudam.

As flores cheiram a esterco para atrair seus polinizadores, não que alguém chegue a uma, a menos que primeiro se abaixe na barriga para enfiar o nariz nela. E esta flor bizarra é grande o suficiente para colocar o nariz completamente dentro! Em muitas espécies, as flores secam, tornam-se marrons ou cinzas e duram o resto do ano como uma xícara seca. Mas as flores do gigante apodrecem em maio.