sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Corydalis 'Blackberry Wine'

 



"Estou dobrado, mas não quebrado.
Tudo que preciso é um pouco de descanso
E uma garrafa de seu melhor
vinho Blackberry."

-Gordon Lightfood

   

Uma introdução de 2003, por várias semanas resisti a adicionar este cultivar híbrido patenteado de Corydalis flexuosa ao jardim porque eu tinha variedades de flor azul, e o 'Blackberry Wine' me pareceu originalmente tomar uma planta com uma coloração azul translúcida profunda muito incomum, & transformando-o em um tom mais comum de roxo. Mas quanto mais eu via, mais gostava, e qualquer nova cor para as flores em forma de guppy não era algo a que eu seria capaz de resistir por muito tempo.

Ela floresce de maio a julho. Na zona 8, não necessariamente morre no verão, mas pode parar de florescer em agosto, época em que pode ocorrer com um pouco de tosquia, então começará a florir novamente em setembro a novembro. A primeira foto acima é uma das últimas flores do ano, tirada em novembro. A segunda foto mostra no mês de março seguinte (2004), quando as flores estão retornando em ernest.

CorydalisA espécie em geral tende a ter uma estivação no final do verão, mas o 'Vinho da Framboesa' é melhor no verão sem muita morte, desde que seja protegido do sol direto e permaneça úmido.

É relatado que é um pouco mais resistente ao sol do que a espécie, embora certamente estaria estivado no verão se recebesse muito sol. O nosso está protegido por baixo do Paperbark Mapleem meio a samambaias como a perene japonesa Tassel Fern, na qual o cacho de 'Blackberry Wine' se espalha.

As flores têm um cheiro doce. A folhagem tende a atingir cerca de vinte centímetros de altura, mas às vezes pode atingir de quinze a vinte centímetros de altura, mais as pequenas pontas de flores de guppy que chegam a quase dois pés de altura. A folhagem verde-azulada dos fetos se espalha facilmente até dois ou três pés em alguns anos.

Os cultivadores dessa nova variedade hesitaram em compartilhar sua história precisa. Vários catálogos presumem que foi cruzado com C. lutea que, embora de amarelo brilhante, tem folhagem e flores semelhantes crescendo ao longo de pontas verticais, ao contrário de uma C. flexuosa puraque mantém suas flores azuis perto da superfície da touceira. Um catálogo dizia "espécie desconhecida" à queima-roupa, enquanto a maioria fornece apenas o gênero. O catálogo da Terra Nova, por outro lado, aludia ao 'Blackberry Wine' como derivado de uma subespécie de C. flexuosa. Também foi sugerido que C. flexuosa foi polinizada por corydalis roxa nativa do noroeste ( C. scouleri ) para obter uma cor de suco de amora mais escura do que nossa coridal roxa nativa. Talvez detalhes específicos sejam relatados quando o cultivar não for tão novo, e talvez ele até tenha todas as três espécies misturadas nele.