espécie Salvia Officinalis, uma erva aromática, condimentar e medicina.
A Sálvia Officinalis é um tempero muito utilizado, vai bem em diversos pratos, principalmente nos mais gordurosos. É excelente tempero para omeletes e queijos, sopas e pode substituir o louro.
É uma planta herbácea perene, suas folhas são verde-acinzentadas, eretas em forma de lança, muito perfumadas, forma uma pequena touceira.
Além do uso culinário pode ser utilizada em jardineiras, sua folhagem é muito bonita e ornamental, de aroma forte. É interessante usa-la também em canteiros, misturada a outras plantas.
Medicinalmente suas folhas e flores são utilizadas para reduzir cólicas menstruais. estomacais e intestinais, contra gripes. Possui propriedades anti-sépticas.
Ação tônica, digestiva, diurética. carminativo, hemostálica. Contra stress, depressão e esgotamento. Usa-se as folhas colhidas antes da floração ou sumidades floridas em decocção, misturadas com mel, banhos, infusões e vinho tônico. Não é recomendada para gestantes e lactantes.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. É capaz de resistir a curtos períodos de estiagem, mas não tolera encharcamentos.
Tolera temperaturas altas e é resistente ao frio. O ciclo até o início da colheita é de 90 dias no verão e 120dias no inverno.
Imagem de Cultivo: Isla