terça-feira, 16 de março de 2021

Ajuga rosa ou bugleweed

 

Ajuga rosa

Ajuga rosa
ou bugleweed


"Freqüentemente a madeira é rosa."

-Emily Dickinson
(1830-1886)

   

Ajuga reptans 'Pink Spire' (também conhecido como A. genevensis 'Pink Spires'), ou Pink Spires Bugleweed, tem pontas de flores rosa brilhantes mais longas do que a média, de 15 a 20 centímetros de altura, em comparação com as pontas de 10 a 12 centímetros de 'Pink Beauty . '

O nome Bugle ou Bugleweed não significa o instrumento musical, com o qual nada da planta se parece, mas significa 'boi selvagem' e tem a mesma raiz de Bugloss, que significa "língua de boi", talvez em parte porque o gado comia exatamente essas flores remanescentes do prado . Mas o botânico clássico Linneus o chamou de forma imaginativa de Ajuga, que significa "não tem canga de boi", porque os botões da espiga não estão conectados, assim como um boi selvagem não tem canga ou não é casado.) significa "rastejante" devido ao hábito de propagação rizômica das plantas.

No noroeste do Pacífico, ajuga prefere o sol pleno à sombra parcial, embora mais ao sul ele se dê melhor na sombra parcial. Pode ser cultivada sob as árvores em locais difíceis, inclusive sob nogueiras, onde não é afetada pela juglone da nogueira, que é tóxica para muitas plantas perenes, embora a ajuga não floresça tão fabulosamente se for muito escura.

'Pink Spires', como outras cultivares de clarim, podem ser resistentes à seca, mas só parecem excelentes quando regadas regularmente. Ele também se dá bem em um jardim pantanoso e pode ser útil em áreas com drenagem insuficiente. Ele pode potencialmente se auto-semear em novas áreas, mas não tão agressivamente quanto se espalha no local por corredores subterrâneos.

Ele se espalhou rapidamente por roubos e deve-se tomar cuidado na colocação, para que não se torne agressivo. Uma moita pode se espalhar muito rapidamente, mesmo de forma invasiva, de modo que outras coberturas curtas do solo podem ser deslocadas. Não é nenhuma ameaça para plantas perenes ou arbustos maiores, entretanto, e faz uma ótima cobertura do solo ao redor de plantas maiores.

Em nosso jardim, esta família das hortelã floresce no início de março e está em plena floração para abril e maio. As hastes das flores velhas devem ser aparadas para exibir melhor as folhas durante o resto do ano.

É facilmente propagado pela divisão outono ou primavera, ou em qualquer época do ano, uma vez que se recupera de forma confiável de quase todos os choques. A divisão pode ser efetuada tão freqüentemente quanto a cada dois anos, ou sempre que começar a parecer congestionada ou não parecer tão saudável no centro; a divisão o renova completamente.

Algumas pessoas não gostam de ajuga porque se ele pode se espalhar em um gramado de onde pode ser difícil voltar para fora. É realmente uma das melhores coberturas de solo, no entanto, quase livre de manutenção e sempre atraente, com rizomas fortes o suficiente para ser útil para controlar a erosão em encostas. Mas para quem está decidido a não plantar qualquer coisa que se espalhe tão facilmente, há uma opção de floração maior: A. pyramidalis, que apesar de seu tamanho maior parece muito semelhante, exceto que permanece aglutinando no local, sem rizomas.