Sérvio Bellflower
"Atravessando o vale sombrio azulado,
apressei-me em um sonho:
Flor rica na noite, flor suave no ar,
uma flor azul no rio."-George William ("AE") Russell
(1867, 1935)
(1867, 1935)
Campanula poscharskyana, a sérvia Bellflower, nativa do norte de Balkins, foi nomeada em homenagem ao primeiro botânico a descrever a espécie, Franz Elder von Portenschlag-Ledermayer (1772-1822).
É uma cobertura de solo de crescimento baixo com cerca de trinta centímetros de altura, às vezes ficando um pouco mais alta. Os aglomerados são divisíveis na primavera. Às vezes, ele se auto-semeia para se espalhar ainda mais.
Ele se espalha facilmente, mas raramente de forma invasiva. A forma selvagem muitas vezes parece mal cuidada, pois é uma trepadeira, mas parece que deveria ser moitas verticais que caíram. Quando há quebra de floração, tosar muito para trás pode melhorar a aparência, mantendo-a mais arrumada, enquanto o cisalhamento também induz ao rebrotamento. Existem muitos cultivares nomeados e alguns deles são mais organizados.
Os numerosos cultivares variam de folhas menores ou diferentes tons de flores, incluindo branco, ou com um comportamento mais intensamente rastejante e aderente ao solo, portanto, raramente até dezoito centímetros de altura. Este, entretanto, como a forma selvagem, e quase o mais resistente de um lote resistente, é ao máximo desarrumado. Ele também erradicará qualquer coisa menor em sua vizinhança, um grande supressor de ervas daninhas, mas ao mesmo tempo é preciso ter cuidado para selecionar plantas companheiras que podem lidar com a densa cobertura de solo rastejante de pés de altura da campânula sérvia.
Em zonas extremamente frias, sérvio Bellflower morre no inverno e é resistente a raízes de -40 a -30 graus F. Não é tolerante ao calor. Em uma área amena como Puget Sound, é semi-perene a totalmente perene, e as flores azuis-lavanda em forma de estrela existem por um longo tempo, desde o final de maio ou junho até setembro facilmente, mas em nosso jardim ainda colocando algumas flores no final de novembro. Às vezes fica tão florido que é um tapete azul puro com as folhas quase escondidas, e é aí que parece mais glorioso, as folhas desordenadas sendo escondidas.
Eles gostam de solos médios úmidos que drenam extremamente bem, em locais ensolarados ou parcialmente sombreados. O sol da manhã e a sombra da tarde são os melhores, embora sejam bastante adaptáveis. Se houver tendência para um verão quente, é necessária mais sombra. Percebi que a nossa tem se espalhado e florescido melhor na direção de mais sombra, em vez de na direção do sol, como seria de esperar da maioria das campânulas. A diferença parece ser o desprezo por ficarem superaquecidos, pois a força da flor é maior no lado sombreado de uma moita.
Quando bem estabelecidos, são tolerantes à seca, mas florescem muito melhor com regas regulares. Eles se dão bem em solos pobres, perfeitos para jardins de pedra ou colocados para espalhar sobre paredes de pedra.
Os nossos estavam originalmente crescendo ao longo de uma saliência rochosa com drenagem acentuada e irrigação indireta escorrendo de um terreno mais alto, onde rododendros e outros semelhantes são irrigados regularmente. Eles se saíram tão bem que superaram vários sedums resistentes e algumas íris reticuladas, então, depois de três anos, desenterrei esta campânula e a coloquei em um local mais hostil, onde pode derramar na calçada e onde rapidamente preencheu a área do solo abaixo de um Golden eunonymous.
Pela duração do tempo de floração e adaptabilidade, esta é uma espécie muito recomendável, mas eu sugiro selecionar cuidadosamente entre cultivares nomeados que foram vistos em plena maturidade.
A forma selvagem pode ser reservada para áreas difíceis que precisam de uma única espécie para cobertura baixa, mas nos jardins mistos, cultivares podem ser encontrados com folhagem mais organizada e estatura mais curta do que a campânula sérvia selvagem regular. A cultivar mais restrita é 'Blue Gown', que é pequena e de propagação lenta; pode estar indo longe demais na direção da contenção.
Uma espécie semelhante para a cobertura do solo de floração longa é o campanário adriático ( Campanula garganica ), que compartilha muitos dos pontos fortes do campanário sérvio sem tanta agressão da desordem da folhagem.