sexta-feira, 5 de março de 2021

'Gilt Edge' taiwanesa Toad Lily

 

Gilt Edge

'Gilt Edge'
taiwanesa Toad Lily


"Onde as flores desabrocham, a esperança também."

-Lady Bird Johnson,
b. 1912

O sapo-sapo T ricyrtis formosana 'Gilt Edge' foi desenvolvido no Japão e apresentado aos jardineiros americanos por Dan Heims, dos viveiros Terra Nova. Seu nome deriva da borda amarela das folhas verdes profundas desse lírio-sapo variegado. É extremamente semelhante ao primeiro cultivar variegado do Toadlily Formosan, 'Samurai' (que consulte para uma discussão sobre a origem do nome comum "lírio-sapo").

Dois potes secos de 'Gilt Edge' foram comprados no inverno de 2004 em uma liquidação em um pequeno viveiro local. Eles pareciam mortos, mas esta é uma planta extremamente resistente e eu não tinha dúvidas de que ela voltaria à vida no ano seguinte.

O berçário realmente tinha deixado secar muito, então ele lutou para voltar à vida no ano seguinte. Não foi mimado ou teria desabrochado mais rápido, mas em um local sombreado e periodicamente um pouco seco, mesmo assim começou a se estabelecer e floresceu em setembro (2005). Em outro ano, era saudável e vigoroso.

Uma vez estabelecida, floresceu no final do verão e início do outono. Ela mantém suas atraentes folhas com bordas douradas por algum tempo no outono, após o término da floração. As flores são polvilhadas com manchas e destaques rosa-lavanda contra um fundo branco.

Com uma aparência intermediária entre uma casa de boneca e uma orquídea, é bastante vistoso, embora as flores não sejam maiores do que meio dólar (mostrado na foto maior que o tamanho natural), então é melhor colocado na borda frontal para ser visto de perto . As flores também funcionam bem para buquês simples e elegantes.

O lírio sapo 'Gilt Edge' atinge eventualmente cerca de trinta centímetros de altura, com hastes de flores chegando a sessenta centímetros de altura. É menor do que a maioria dos lírios-sapos e tem metade da altura da espécie.

Ele se espalha lentamente em uma touceira de um pé de largura, com estolhos germinando pequenas plantas a distâncias maiores da touceira-mãe, de modo que eventualmente pode ser uma cobertura de solo solta de um metro de largura. Ele também se auto-semeia.

Embora se espalhe facilmente, não é uma planta agressiva e combina bem com outras plantas perenes de sombra. Se ele se espalhar além do espaço destinado a ele, as plantas extras podem ser removidas junto com os estolhos e colocadas em vasos para dar aos amigos.

Adequado para zonas seis a nove, ele quer solo úmido bem drenado na semi-sombra. Terra Nova recomendou umidade persistente, mas de nossos lírios sapos descobrimos que, uma vez estabelecidos, eles são surpreendentemente resistentes à seca, embora se espalhem mais rapidamente, floresçam melhor e durem mais no outono com umidade persistente.

Por mais adorável que seja, realmente parece duplicar 'Samurai', e ter os dois no jardim pode ser redundante, embora 'Gilt Edge' pareça geralmente começar a florescer um pouco mais cedo.