Dardo de Cupido; também conhecido como
Blue Cupidone; ou
Blue Succory
"Pela tocha de Hymen, pelo dardo de Cupido,
Por tudo que emociona o coração batendo;
O olho preto brilhante, o azul que se derrete,
não posso escolher entre os dois."-Oliver Wendell Holmes,
1809 , 1894
1809 , 1894
Os Dardos do Cupido ( Catananche caerulea ) que plantamos quatro ou cinco anos antes já haviam morrido há algum tempo fora do jardim, quando decidimos começar mais três touceiras.
Ele deseja pleno sol em solo solto e bem drenado e é moderadamente tolerante à seca, embora precise de um pouco de água no auge do verão. A planta apodrece e desaparece se permanecer muito úmida no inverno ou se o solo for geralmente muito argiloso. Mesmo nas melhores condições, ele dura pouco e pode precisar ser substituído a cada três anos.
Originário da Europa mediterrânea e do norte da África, Cupid's Dart cresce selvagem em terrenos baldios e nas alturas das montanhas, sendo muito resistente ao frio por causa de suas adaptações subalpinas. Ela pode ser cultivada a partir de sementes costuradas no final do inverno ou início da primavera, e florescerá mesmo no primeiro ano, florescendo do meio do verão à primeira geada. Por seu segundo ano, torna-se uma touceira de 60 centímetros de altura com muitas flores duradouras no final da primavera e durante todo o verão e no início do outono.
As flores são de cinco a sete centímetros, de azul com babados a azul-lilás, com coração escuro e brácteas parecidas com papel prateadas, a meio caminho entre uma margarida ou centáurea e uma scabiosa. São boas como flores de corte e adequadas para secar. As folhas são gramíneas e púberes.
As duas primeiras fotos (tiradas em junho) são de uma touceira que produz flores azuis semelhantes a margaridas que poderiam ser chamadas de "solteiras", mas a terceira foto abaixo (tirada em meados de julho) mostra uma flor típica de outra touceira, que poderia ser chamado de "duplo". Às vezes, esses singles e duplos aparecem na mesma moita, portanto, não são cultivares distintos. Mesmo assim, algumas touceiras são principalmente duplas e outras raramente têm tantas pétalas por flor. Não parece haver nenhuma maneira de garantir o número mais impressionante de pétalas, mas é um florescente lindo e confiável de longo prazo em ambos os casos.
O nome do gênero é adaptado do nome grego para esta planta, Katananke, que significa "forçada contra escolha" ou "compulsão", já que se acreditava ser a droga de "estupro" de seus dias. É chamado de dardo de Cupido até hoje porque os gregos e romanos usavam a planta em filtros mágicos do amor, inseridos discretamente na dieta de um objeto de afeto para garantir que o interesse fosse correspondido. Ou talvez a poção não tenha sido dada discretamente, já que curiosamente não tem nenhum efeito real de entorpecimento, e qualquer efeito que teve foi estritamente a causa de uma crença religiosa ou mitológica compartilhada.
A atitude moderna em relação a Eros e Afrodite é bem mais covarde do que a atitude do mundo antigo, onde se sabia que o amor havia derrubado nações, e a flecha de Hércules não poderia ter matado Nessus, exceto que seu coração foi perfurado pela primeira vez pelo dardo de Cupido. Assim, Ovídio na Metamorfose torna o dardo de Cupido a fonte de desespero e terror glacial.
Até Afrodite a rosa perfumada tinha espinhos, e a flor azul de seu único filho era da mesma cor do cabelo das Fúrias, ou do tecido turvo que Thanatos colocou sobre os mortos, e da carruagem de guerra de Poseidon e do mar de onde sua mãe surgiu. A flor pode ter ganhado uma associação com Eros porque a flor era da mesma cor dos olhos dos caritas, ou Graças, os companheiros constantes de sua mãe. Um fragmento poético grego fala da suscetibilidade da ninfante de olhos azuis a Eros. Os caritas com Eros, Afrodite e Dionísio realizavam orgias nas alturas das montanhas. Que talvez apenas por coincidência é onde os dardos do Cupido florescem.
Afrodite urânia era ela mesma de um azul brilhante, assim como Urano, de cujo sangue se derramou no mar Afrodite surgiu. No pico de uma montanha quando Ela teve amantes, eles foram mortos, ou castrados, assim como Urano de pele azul. Nesses mitos que cercam a cor azul, pode-se ver que há algo sombrio e fatal, portanto, como uma poção do amor, o dardo de flores do Cupido costumava ser considerado um prelúdio para nada melhor do que o estupro.