Samambaia de outono; também conhecida como
samambaia vermelha escudo japonesa
Samambaia de outono; também conhecida como
samambaia vermelha escudo japonesa
"Pan, sopre seus cachimbos e eu serei
Sua samambaia, sua piscina, seu sonho, sua árvore!"-Leonora Speyer
1872-1956
1872-1956
A samambaia de outono ( Dryopteris erythrosora ) é nativa do Japão e da China. O nome do gênero Dryopteris significa "samambaia de carvalho", da qual existem muitas espécies, & erythrosora significa "Sori vermelha", referindo-se à estrutura de esporos avermelhados na parte inferior das folhas. Mas seu nome comum de samambaia de escudo vermelho japonês é porque suas folhas mais novas, conforme aparecem ao longo da primavera, são de coloração de vermelho acobreado a bronze ou rosa, como pode ser visto na terceira foto abaixo em junho (2005).
Muitas samambaias têm fiddleheads laranja que ficam verdes, mas a Autumn Fern é muito mais vermelha e a cor dura um pouco além do estágio de fiddlehead. As cores vermelhas das folhas jovens são únicas entre os samambaias de jardim, embora a vermelhidão seja transitória, escurecendo para um verde normal à medida que cada folhagem envelhece ao longo do ano. O nome comum mais usado "Samambaia de outono" é devido ao seu colorido, embora tenha essas cores mais na primavera do que no outono. O retrato acima à esquerda mostra sua coloração normal em setembro (2002), e à direita em agosto (2004).
É a menos arrumada de nossas samambaias, tendo um hábito de crescimento ligeiramente tangente. As folhas individuais podem arquear da coroa até as pontas até 60 centímetros de comprimento. Espécimes de um metro de largura não são incomuns, embora seja mais esperada uma distribuição de 60 centímetros. É semi-perene aqui no Noroeste, ficando desalinhado no final do inverno com alguma mortandade, e pode precisar que a maior parte ou todas as folhas do ano passado sejam aparadas quando as folhas jovens coloridas da primavera começam a se desenrolar dos fiddleheads. Em climas mais quentes, é totalmente perene, mas mesmo assim geralmente precisa de folhas mais velhas aparadas para um novo crescimento.
Necessita de sombra considerável e solo ácido enriquecido organicamente e úmido, sendo um pouco delicado por não tolerar o calor ou o sol, nem solo compactado de forma dura ou insuficientemente enriquecido ou seco ou mal drenado. Todas as outras condições sendo excelentes, ele ainda não prosperará invariavelmente em cidades onde a poluição por automóveis é alta. Mas vale a pena tentar, pois nenhuma outra samambaia combina com suas cores primaveris. Quando vai bem, é muito recompensador.
Recebemos nosso primeiro como uma plantinha de três dólares e o colocamos em uma área bem protegida, tendo ouvido falar de sua delicadeza potencial. Ficava atrás de um caramanchão onde, se não tivesse crescido tão bem, não teria sido uma sombra. Felizmente, ele cresceu bem, mas estava em um lugar tão escondido que mais tarde adicionamos dois outros em outro jardim sombreado com posição mais proeminente, preenchendo como pano de fundo um canteiro de trílios, lírios dente de cachorro e abóbora que ocupam os púlpitos muito do primeiro plano.