sábado, 6 de março de 2021

Maidenhair ocidental também conhecida como Aleutian Maidenhair ou Samambaia serpentina de cinco dedos

 

Maidenhair ocidental

Maidenhair ocidental
também conhecida como Aleutian Maidenhair
ou Samambaia serpentina de cinco dedos

"O pequeno riacho vai cantando
Por avencas e musgo,
Ao longo de suas margens
Em fileiras róseas
As flores selvagens ondulam e se agitam;
E sempre onde as samambaias mergulham
Ela canta (ó doce e baixo)
A canção de um amante."

-John Bernard O'Hara
(1864-1927)

F ormerly considerada como uma subespécie de Adiantum pedatum, a avenca Ocidental ( A. aleuticum ) é nomeado para as ilhas Aleutas, à medida que cresce tão longe ao norte.

"Aleutian Maidenhair" é um nome enganador, pois cresce até o sudoeste americano e o México, em altitudes mais frias, onde prefere fendas sombreadas rochosas úmidas. Até mesmo "Western Maidenhair" é enganoso, pois se espalha pelo continente até a New Foundland, em climas temperados a subárticos.

Parece super delicado, mas contanto que tenha umidade consistente, solo húmido e sombra parcial, esta é uma samambaia muito resistente. Os espécimes estabelecidos, especialmente em sombras profundas, irão realmente se recuperar de um pouco de seca não intencional, mas não terão uma boa aparência nesse ínterim. Embora seja preferível uma drenagem razoavelmente boa, eles se adaptam facilmente às condições mais úmidas na borda de um pântano e às vezes toleram mais sol quando um pouco úmido demais.

Esta é uma das samambaias mais bonitas do planeta Terra, como seu apelido "avenca" significa dizer. O nome do gênero refere-se à natureza repelente da água das folhas, que se curvam em hastes duras durante a chuva para derramar água, para evitar que sua folhagem leve e fina seja esmagada pelo peso da água.

As hastes altas de arame são pretas como breu, as pontas das quais se abrem em leques de fundos graciosos, como mãos com dedos bem abertos. Em uma moita jovem, haverá apenas algumas hastes sustentando frondes, movendo-se silenciosamente com o mínimo de brisa, incrivelmente atraentes. A maturação dos tufos produz caules e conjuntos de folhas em profusão, camada sobre camada de beleza.

Normalmente um pé ou um pé e meio de altura, um espécime maduro pode ser um pouco maior, sempre com sua aparência delicada. Existe uma forma anã, A. aleuticum var. subpumilum.

Os caules resistentes eram usados ​​por povos indígenas na tecelagem de cestos. As folhas também resistem bem aos buquês. No apogeu dos vendedores de óleo de cobra, o discurso de vendas padrão de um programa de remédios alegava que os índios descobriram o valor medicinal disso e daquilo. Até hoje, é fácil encontrar autores afirmando, sem qualquer fonte etnograficamente válida, que a avenca era usada pelos nativos americanos para uma dúzia ou mais de propósitos medicinais. Os povos tribais usavam os caules duros na tecelagem de cestos, mas como remédio, não até que os vendedores de óleo de cobra branca o sugerissem, já que os nativos americanos eram tão suscetíveis quanto qualquer pessoa ao remédio.

A principal alegação era que era usado para tratar calvície, caspa e para a saúde do cabelo e couro cabeludo em geral. Isso era infundado com base na "doutrina das assinaturas", uma teoria metafísica segundo a qual Deus colocou uma "marca" em cada planta para alertar os mortais sobre seus usos, e essa "marca" era uma aparência que deu origem ao nome avenca .

Além disso, as avencas foram usadas no passado como um chá tônico para o congestionamento do trato respiratório superior. Não há evidências sólidas de que isso seja válido.

Na verdade, o uso parece ter sido transferido de outra planta que compartilha parcialmente o nome comum. Maidenhair Berry, hoje mais conhecida como amora-da-neve rasteira (Gualtheria hispidula), foi um dos remédios de óleo de cobra mais populares das Américas.

O óleo extraído da rasteira snowberry foi exportado para todo o mundo como o ingrediente principal de "medicamentos patenteados" na forma de um xarope saboroso tomado internamente como um tratamento para doenças venéreas, tuberculose e tudo mais, inutilmente infelizmente. Se você pudesse obter as folhas e frutos reais, no entanto, faria um chá espetacularmente saboroso, exigindo fermentação para realçar o sabor e, muito provavelmente, teria algum valor geral para a saúde. A samambaia avenca, no entanto, não.

Embora agora raramente seja recomendado como um remédio de cura, as partículas de samambaia ou chás continuam a ser usados ​​como ingrediente em produtos naturais vendidos como xampu "clarificador" ou enxágüe "condicionador" ou spray.