domingo, 28 de março de 2021

Echinacea 'Ruby Star'; aka, Coneflower Roxo 'Rubinstern'

 

Echinacea

Echinacea 'Ruby Star'; aka,
Coneflower Roxo 'Rubinstern'


"Flores corajosas - para que eu pudesse ser galante como você
e tão pouco vaidoso!"

-Henry King, Bispo de Chichester
(1592-1669)

   

Ruby StarI. 'Ruby Star' para o Jardim

Temos vários cultivares de Echinacea purpurea, a maioria selecionados por serem semianões, portanto se encaixam na perspectiva de nosso pequeno jardim solar à beira da rua, melhor do que equináceas gigantescas como 'Magnus'.

Três grupos de 'Ruby Star' são retratados em vários meses e anos nesta página. A quarta foto abaixo de 'Ruby Star' foi tirada em seu primeiro ano no jardim, no final de agosto (2002). Começou como uma roseta de crescimento baixo de grande folhagem roxa com apenas cerca de trinta centímetros de altura; as folhas eram um pouco maiores do que em 'Kim's Knee High'. No momento em que eles estão prontos para florescer, 'Ruby Star' começou a crescer para dois ou três pés e as hastes florescendo continuam subindo para um metro.

A primeira foto acima mostra flores jovens em julho (2004), com pétalas ainda não totalmente maduras. A segunda foto é do final de agosto.

A quinta foto abaixo é de julho (2005), em contraste com a sexta foto que mostra as flores em outubro (2004), ainda vibrantes, mas com pétalas um pouco deformadas, aparentemente devido a algumas geadas leves, pois essas últimas flores completas para o foram em desenvolvimento. A moita tentaria produzir mais algumas flores no inverno, mas o frio as atrofiou.

As flores são bastante semelhantes a 'Kim's Knee High', mas o cone de 'Ruby Star' envelhece até o vermelho-sangue mais profundo, às vezes beirando o preto, enquanto que em 'Kim' os cones tendem a permanecer amarelo-laranja. Um único aglomerado de 'Kim's' também se espalhou em um amplo aglomerado muito mais rapidamente do que 'Ruby Star', e todos os aglomerados de 'Ruby Star' começam a florescer três ou quatro semanas depois de 'Kim's Knee-up'.

Houve uma quarta moita de 'Ruby Star' que não sobreviveu ao seu primeiro inverno, talvez porque ainda estava muito ativa e florescendo mesmo depois que as geadas começaram. Os três aglomerados restantes sempre pareceram um pouco mais fracos em espírito do que 'Kim's Knee High', mas isso pode ser uma ilusão causada por um aglomerado de 'Kim' estar em uma camada mais alta de solo e drenando melhor. Os outros podem estar um pouco mais úmidos do que gostariam quando chegassem as chuvas de outono, e isso é o suficiente para mantê-los mais atordoados e lentos para se tornarem grandes aglomerados.

Praticamente a única coisa que pode matar uma 'estrela de rubi' é regar em excesso ou drenar mal o solo. Fora isso, é resistente como o diabo. É resistente ao frio em trinta a vinte graus negativos e não sofre com o calor. Como toda E. purpureacultivares, deseja pleno sol, mas tolera sombra parcial. Gosta de solo argiloso rico, mas realmente não requer fertilização.

A resistência ao frio empresta a Echinacea um certo interesse no inverno. Eles certamente não estão no auge da beleza no inverno, e alguns jardineiros preferem cortá-los quando começarem a ficar desalinhados no final do outono ou início do inverno.

Recortei-os alguns anos, quando eram particularmente feios, mas espero o máximo possível e prefiro aparar apenas o que se desgasta mais, mantendo o máximo possível da moita (às vezes até fevereiro), momento em que tudo o que restou do crescimento do ano anterior eu cortei para abrir espaço para um novo crescimento.

EchinaceaNo mais ameno de nossos invernos amenos, ela florescerá até o final do ano, embora as flores não sejam as mesmas coisas grandes e brilhantes vistas no verão. A terceira foto mostra 'Ruby Star' em novembro, ainda em flor, mas o tempo está frio demais para que as flores se completem; isso é o mais longe que o rebloom de inverno vai chegar.

As explosões estelares semiformadas resultantes são como um tipo inteiramente diferente de flor na mesma planta perene que era muito mais vistosa no verão, e eu gosto de encorajar essas florações parciais de inverno. O reaparecimento em dezembro e janeiro é ainda mais atrofiado, estrelas rosa pequenininhas acima das folhas que murcham e escurecem.

EchinaceaA maioria dos jardineiros prefere apenas cortá-los no final do outono e não deixá-los desperdiçar energia lutando por uma presença desnecessária no inverno. Permitir essa atividade de inverno e não cortá-la de maneira mais oportuna cansa a moita para que se espalhe mais lentamente do que seria de outra forma.

Mas não consigo ver se o verão principal até o início do outono são menos impactantes e, mesmo que a moita aumente mais lentamente, isso significa que levará mais um ou dois anos antes que a moita fique tão grande que precise ser cavada para cima e dividido. É possível, suponho, que a razão pela qual perdemos uma touceira tenha sido o incentivo à sua capacidade de ressurgir morna no inverno.

As tentativas de reblooms no inverno ficam cada vez mais atordoantes, e mais partes da moita precisam ser cortadas à medida que escurecem, até que no final de fevereiro geralmente não há mais nada para cortar. Em meados de fevereiro, começa a produzir novas folhas basais. Se qualquer uma das flores de inverno atarracadas permanecer quando a primavera se aproxima, os caules e as folhas estarão muito deteriorados para justificar salvá-los por mais tempo. Portanto, é hora de remover todos os remanescentes do ano anterior, se algum permanecer até 1º de março.

Alguns podem achar que é um pouco estranho que eu goste das touceiras meio apodrecidas, com folhas desalinhadas e meio floridas do meio ao fim do inverno, e certamente não estou recomendando que outros se recusem a cortá-los do meio ao fim do outono. Mas acho fascinantes as flores de inverno mais fracas. No menos ameno de nossos invernos amenos, entretanto, os caules das flores estarão prontos em novembro, e nada que valha a pena economizar, embora mesmo os caules mais pretos e mais gastos possam fornecer sementes para os tentilhões por algum tempo.



Ruby Star

II. Equinácea e saúde humana

Echinacea é um dos remédios fitoterápicos mais populares da Europa e da América do Norte. Essa popularidade é bastante infeliz, uma vez que estudos duplo-cegos descobriram que ela é ineficaz em termos medicinais.

A crença generalizada é que estimula o sistema imunológico o suficiente para ajudar o corpo a combater doenças e que é especialmente útil para doenças respiratórias superiores. Infelizmente, nos estudos duplo-cegos controlados mais bem planejados, a eficácia da echinicea para o tratamento de doenças respiratórias é igual, mas não maior do que a de um placebo.

Nos Estados Unidos, não existe uma agência governamental que supervisione a qualidade da equinácea e produtos semelhantes. Análises de laboratórios independentes mostraram que os produtos echinicea freqüentemente apresentam contaminação microbiana potencialmente perigosa quando tomados internamente.

Uma análise típica conduzida por ConsumerLab.com de cinco produtos diferentes de echinacea descobriu que um produto tinha contaminação excessiva por chumbo, além de ter um equilíbrio de compostos químicos que indicava que era feito da espécie errada ou feito principalmente de galhos. Quatro dos produtos continham uma porcentagem muito menor de fenóis do que o esperado. Se as alegações de alguns fitoterapeutas de que os fenóis na equinácea maximizam a eficácia, então, com base nas alegações duvidosas dos próprios fitoterapeutas, a eficácia não poderia ser muito grande para produtos que têm apenas 5% dos fenóis que os fabricantes alegam ser o ingrediente mínimo .

EchinaceaDos produtos testados, nem mesmo um atingiu o nível mínimo de qualidade. Nenhum dos produtos continha os níveis de fenóis e ingredientes prometidos no rótulo. Isso indica que, ao comprar equinácea como remédio caseiro, a probabilidade de obter aleatoriamente ou acidentalmente um produto de qualidade é precisamente zero por cento.

Portanto, em duas frentes, milhões e milhões de dólares gastos anualmente em equinácea para fins medicinais é um desperdício dos fundos de saúde dos indivíduos: primeiro, estudos duplo-cegos mostram que ela é ineficaz além do nível de um placebo. Em segundo lugar, os fabricantes, talvez porque saibam que estão vendendo um produto sem valor, não acham necessário embalar exatamente o que seu rótulo promete ou atender ao padrão mínimo de qualidade.

Mesmo à luz das evidências incontestáveis ​​de que a equinácea é ineficaz, muitas pessoas simplesmente experimentam fervor religioso por remédios fitoterápicos em geral e por equinácea em particular, e a realidade médica não mudará suas crenças.

Tive um jovem com asma que me jurou com bastante raiva que morreria sem sua dose noturna de equinácea & ele certamente não queria ouvir sobre os riscos reais à saúde associados ao uso habitual; pois enquanto equinácea nunca foi mostrado para melhorar as condições asthamtic, que tem sido comprovada para a asma piorar para uma minoria de usuários. Tenho certeza de que ele irá para o túmulo, talvez mais cedo do que pretendia, ainda acreditando na magia da equinácea.

É, no entanto, muito mágico pela beleza de um jardim ensolarado de baixa manutenção.