domingo, 7 de março de 2021

Samambaia-dura chilena; ou, Seersucker sul-americano

 

Samambaia-dura chilena; ou,
Seersucker sul-americano


Hard-fern chileno

Samambaia-dura chilena; ou,
Seersucker sul-americano


"Bem ao longe, na encosta, fica o lago adormecido,
refletindo preguiçosamente o sol,
E mal agitado pela pequena brisa
Que vagueia preguiçosamente por entre as samambaias ondulantes."

-Amy Lowell
(1874-1925)

   

Hard-fern chilenoObtivemos este espécime bebê de Blechnum chilense (também conhecido como B. cordatum ) ou samambaia-dura chilena por meio da Fundação Hardy Fern de Medina, Washington.

Este primo sul-americano das montanhas de nosso samambaia de veado nativa do noroeste compartilha muitas características boas com a samambaia de veado (uma samambaia de jardim ideal), mas para uma planta que será muito maior. Um espécime maduro em um local ideal pode atingir uma altura de cinco pés magnífico, tendo frondes retas como couro-duras. Mesmo que nunca se torne um gigante, será uma beleza impressionante com dois ou três pés.

No jardim, as samambaias são mais para textura do que para cor, mas a samambaia dura chilena tem hastes rosadas. Recebeu o Prêmio de Mérito de Jardim, ele tolera luz solar considerável se o solo nunca secar, mas em um local fresco e úmido com sombra terá folhas verdes maiores e mais finas. Requer solo ácido retentor de umidade organicamente rico.

Quando plantada pela primeira vez, uma ração com farinha de ossos, algas, alfafa ou farinha de peixe não faz mal, mas depois disso nunca precisa de fertilização. O nitrogênio poderia prejudicá-lo. Uma cobertura de inverno de molde de folhas (ou folhas de outono que se transformarão em molde de folhas durante o inverno) ou estrume bem compostado manterá o solo nas melhores condições para esta samambaia.

Como a samambaia, ela produz frondes férteis extremamente eretas que não são perenes, mas tornam-se atraentemente marrons no inverno. As folhas inférteis mais numerosas dobram-se um pouco e são totalmente perenes na Zona 8. Na Zona 7, as folhas inférteis podem sofrer queimaduras de frio que podem ser aparadas para limpar a touceira. Na Zona 9, ele precisará de proteção total contra o sol.

Ele acabará por formar rizomas subterrâneos rastejantes de onde irromperão jovens samambaias. Se nunca cuidada, esta samambaia pode até se tornar uma ofuscação agressiva e deslocar plantas menores ao redor. Para evitar que o Blechnum chileno colonize uma área e para fazer com que concentre mais sua energia no crescimento máximo da samambaia-mãe, as plantas jovens podem ser retiradas de perto da planta-mãe, depois colocadas em vasos como presente ou plantadas em outro lugar.