quarta-feira, 3 de março de 2021

Lungwort 'Pink Haze'; ou, Bethlehem Sage

 



"
Belezinha ousada enfeitada com você, a
natureza renega a
antiguidade."

-Emily Dickinson
(1830-1886).

   

P ulmonaria x saccharata 'Pink Haze' foi desenvolvido por John Ernest Solari e Rosemary Ann Solari, começando com uma muda encontrada em um campo cultivado em Woking, Surrey, em 1996.

Dora BielefeldAs flores têm cerca de duas vezes o tamanho das flores mais familiares lungworts, & exclusivamente aberto, além de ruffly em todas as bordas.

Definitivamente, não é sua erva pulmonar normal. As pulmonares usuais são às vezes chamadas de "Soldados e Marinheiros" porque passam por uma grande mudança de cor de botões rosa e flores rosa quando abertas pela primeira vez, escurecendo para o mais incrível azul da Prússia e frequentemente há flores rosa brilhante e azul escuro juntas no uma moita.

Mas para 'Pink Haze' cada flor aberta será por algum tempo verdadeiramente bicolor, com um aspecto quase carnavalesco. Minha amiga Martha, ao ver esta flor pela primeira vez, riu que era um psicodélico paisley descolado e com calças boca de sino, uma flor saído da alucinação de uma criança-flor.

As flores começam a aparecer um pouco antes da primavera, antes que muita folhagem esteja presente, e continua a florescer até depois que a folhagem se desmancha em um monte de fontes. Quando termina a floração, a folhagem permanece de interesse suficiente para dar origem a plantas exemplares dignas, sendo verde médio com manchas verde-acinzentadas.

Elas são plantas de jardim de sombra temporadas de borda frontal ideais, preferindo solo úmido bem drenado, mas indo muito bem em condições um tanto secas, se necessário. Resistente ao frio até a Zona 5. Os aglomerados antigos podem ser divididos no outono ou no final do inverno.