sexta-feira, 5 de março de 2021

Globeflower 'Golden Queen'

 


Globeflower


Globeflower 'Golden Queen'


"Eu desmonto
para tirar água onde
as
flores orvalhadas da flor-do-
globo caem no rio Tama de Ide."

-Shunzei
1114-1204

   

Eu obtive esta flor globular 'Golden Queen' em meados do verão de 2002, quando estava em plena floração para o que aparentemente era um rebloom. As flores abriram mais achatadas do que outras globeflowers, de modo que o nome descritivo "globo" não é muito aplicável.

GlobeflowerNo ano seguinte, a moita aumentou um pouco e começou a florescer furiosamente no final de junho e, como no primeiro ano, ressurgiu em setembro. As duas primeiras fotos mostram isso em agosto e setembro. Então, em 2004, era uma moita bastante grande e robusta em plena floração antes do final de maio. A terceira foto mostra um botão de meados de maio, que é bastante atraente antes mesmo de começar a se abrir. O deadheading mantém o seu longo tempo de floração confiável, e as flores são excelentes para buquês.

cujas folhas estão emoldurando as flores em ambas as fotos, a primeira tirada em agosto, a segunda em setembro. Sua folhagem está a um metro abaixo dos caules da flor, sendo profundamente serada e quase ferninha.

GlobeflowerEste híbrido foi criado a partir de Globeflower chinês de floração relativamente tardia e tenro ( T. chinensis ) cruzado com Ledebour Globeflower ( T. lebourii ), mais alto e mais resistente , obtendo as melhores características de ambas as espécies. Este e outros cruzamentos globeflower são às vezes vendidos sob o nome híbrido de T. cultorum.

'Golden Queen' é realmente a rainha da família do botão de ouro, tendo caules fortemente eretos que não requerem estacas, subindo até quatro pés de folhagem basal seratada de três lóbulos, cada caule encimado pelas maiores flores de tangerina mais brilhantes que são ímãs para borboletas e abelhas. Recebeu com justiça o Prêmio de Mérito Jardim da Royal Horiticultural Society.

Como acontece com todas as flores globosas, ela requer condições muito úmidas e é apropriada para o jardim do pântano, prospera em solos argilosos com pouca drenagem, mas também se adapta facilmente a solos bem drenados. Produzido com flores silvestres que preferem prados pantanosos, não tolera a secura total.

Em Puget Sound, ela prefere que uma grande quantidade de sol floresça no seu máximo, embora sobreviva em sombra parcial e seja adequadamente usada como uma planta de sombra para dar cor à periferia mais ensolarada de um jardim sombreado. Quanto mais ao sul ele for cultivado, no entanto, mais proteção contra a luz do sol será necessário. Ela morre no final do outono e os restos da folhagem podem precisar ser cortados após a floração final ou logo estará muito desgastada.