domingo, 7 de março de 2021

Samambaia Pintada Japonesa

 

Samambaia Pintada Japonesa



"Por este tumulto afligido, ela
observou os gestos de seu amante desequilibrar o ar,
Seu andar desgarrado irregular
Através de um deserto de fetos e flores;
Ela julgou as pétalas em desordem,
A estação inteira, desleixada."

-Sylvia Plath
(1932-1963)

   

Athyrium niponicum var pictum é uma samambaia que desaparece totalmente no inverno e mal mostra seus primeiros violinistas protuberantes novamente no final de fevereiro, retornando em ernest em meados ou final de março ou início de abril.

Normalmente apenas cerca de 25 centímetros de altura, ocasionalmente até 45 centímetros, imaginei que uma samambaia tão pequena e colorida deveria ser plantada perto da borda de um caminho. Ele foi ao lado de lajes em um local onde é ofuscado por uma hortênsia de folha de carvalho.

Atrás dela está um pedaço de Cyclamen persicum que floresce no outono e permanece frondoso durante o inverno e bem na primavera. Quando as folhas do ciclame estão finalmente desaparecendo, a samambaia pintada japonesa ficou mais vistosa, então o local permanece interessante o ano todo.

A primeira foto mostra o Painted Fern bem adiantado em abril, e na segunda foto muito mais fofo em maio.

Samambaia PintadaEle se espalha por rizomas curtos, lenta mas facilmente ao longo do tempo colonizando uma área de 60 centímetros de largura ou maior. Então, algum dia, as violetas de Labrador que compartilham o espaço ao lado das lajes serão deslocadas, mas, enquanto isso, as violetas fornecem uma bela substituição. O Painted Fern pode ser dividido a cada quatro anos, no início da primavera.

Este nativo da China, Coréia, Japão e Taiwan era antigamente um favorito principalmente dos fanáticos por samambaias, mas devido à sua beleza estava fadado a se tornar conhecido até mesmo entre os novatos. Foi a planta perene do ano de 2004 da Perennial Plant Association, e as escolhas dessa organização invariavelmente vão para a produção em massa.

Contanto que seja mantida úmida e sombreada, não exige atenção para se tornar uma das mais vistosas de todas as samambaias, quase como uma flor em seu poder de fornecer contrastes de cores. As folhas são tricolores, cinza-prateado, com ráquis roxo-vinho e nervuras centrais pinnae, além de hastes vermelho-vinho. Ele permanece vibrante desde a primavera até as primeiras geadas de outono.

Pode acontecer muito ocasionalmente com alimentações altamente deluídas, mas geralmente nada mais do que uma cobertura de inverno de composto ou molde para manter o solo perfeito.

Temos uma samambaia com cores semelhantes dentro do mesmo gênero, a Orelha Lady Fern ( Athyrium otophorum var. Okanum ), que tem listras cor de vinho nas folhas; além de um híbrido com folhas pálidas fantasmagóricas, Athyrium niponicum var pictum x Athyrium filix-femina 'Fantasma.'