quinta-feira, 4 de março de 2021

Henrici híbrido de Fingerleaf Rodgersia; ou, Flor de Bronzeleaf Rodger

 

Rodgersia

Henrici híbrido de
Fingerleaf Rodgersia;
ou, Flor de Bronzeleaf Rodger


"Agradável era, quando os bosques eram verdes,
E os ventos eram suaves e baixos,
Para repousar em meio a alguma cena silvestre.
Onde, os longos ramos pendentes entre,
Sombras escuras e brilho do sol
Alternativo vem e vai."

-Henry Wadsworth Longfellow
(1807-1882)

   

Após sua dormência de inverno, os caules e folhas de Rodgersia henrici (também conhecida como R. aesculifolia var henrici ) ressurgem em abril em uma verdadeira cor de chocolate ao leite, desdobrando-se na forma de croziers de samambaia.

Os botões de flores que acompanham a nova folhagem começam no mesmo tom de chocolate. Foi essa incrível cor primaveril que me atraiu para esta planta perene, embora nem todas as cepas sejam da cor perfeita dos Hershey's Kisses e as folhas envelhecem cedo demais para ficar verdes, retendo apenas um leve brilho de bronze.

Os caules envelhecem do chocolate ao vermelho. As folhas recuperam uma cor interessante no outono, quando ficam vermelhas.

RodgersiaAs folhas maduras são grandes, plissadas, palmas com cinco a oito "dedos", lembrando as folhas de um castanheiro-da-índia.

Este nativo da China cresce até pelo menos um metro de altura e 60 centímetros de largura. O nosso, em sombra profunda, atingiu 1,50 m de altura, contando a flor.

Embora os botões estejam presentes em abril junto com a nova folhagem, eles costumam ser muito lentos para abrir e é principalmente um florescimento do final da primavera e início do verão. A floração consiste em dezenas de pequenas florzinhas de cor creme frouxamente cônicas que envelhecem até parcialmente rosa.

A primeira foto mostra folhagens e botões de chocolate momentaneamente quentes de abril. A segunda foto mostra a pirâmide solta de florzinhas em junho, mostrada contra um espadachim ocidental.

No oeste da China, ele seleciona margens de floresta e prados subalpinos como seus locais favoritos. Requer solo úmido e, se necessário, pode até tolerar condições úmidas, mas não se importa com a seca (embora possa sobreviver a alguma seca quando cultivado em sombra profunda).

Ele prefere sombra clara, mas pode tolerar o sol forte se receber bastante irrigação. Seu cuidado e disposição são muito parecidos com Black Cohosh ou Snake Plant, com os quais é um bom companheiro do mesmo tamanho.

Ela se espalha por rizomas grossos e alongados, que depois de alguns anos podem ser divididos no início da primavera, pouco antes do surgimento de novas folhas.