quarta-feira, 24 de março de 2021

'Sonnenkind' também conhecido como 'Baby Sun' Lanceleaf Coreopsis ou Tickseed

 

Baby Sun

'Sonnenkind' também conhecido como 'Baby Sun'
Lanceleaf Coreopsis ou Tickseed


"Veja como as flores, como no desfile,
Sob suas cores estão expostas."

-Andrew Marvell
(1621, 1678)

   

'Baby Sun' é uma cultivar de Coreopsis lancelolata (que no comércio de viveiros é tratada como sinônimo de C. grandiflora ), uma flor silvestre nativa do sudeste dos Estados Unidos. O nome 'Baby Sun' destina-se a descrever a flor da margarida perene desta florífera, em flor em junho e julho e agosto mais numerosos. Possui pétalas douradas brilhantes que irradiam de um olho laranja-dourado com manchas marrons.

É suficientemente resistente à seca para ser colocado em um jardim de pleno sol de baixa manutenção, embora no auge de um verão seco deva ter um pouco de água.

Baby SunOs aglomerados maduros têm em média um pé e meio de altura e largura, sendo bastante compactos e um pouco mais curtos do que a espécie, portanto, não são tão propensos a "se alojar" ou tombar como as variedades de dois a três pés de altura. Se cultivado em solo húmido ou frequentemente úmido, o acamamento é inevitável, mas cultivado em solo pobre e seco, deve permanecer em pé sem estacas. A touceira mais velha pode eventualmente ficar sujeita a acamamento, o que é um indicador de que a touceira precisa ser desenterrada, dividida e replantada.

Em Puget Sound e ao longo da costa, o sol pleno é realmente melhor, mas no interior ou no sul, ele pode ficar muito bem com um pouco de sombra, se não muito. Quase sempre está livre de doenças, exceto por um problema de podridão da copa, se plantado em solo que drena mal ou que fica muito úmido no inverno.

Se um início jovem não for visivelmente maior no segundo ano, isso significa que ficará muito úmido durante o inverno, impedindo-o da propagação estolínea esperada de uma touceira bem-sucedida. Isso também significa que provavelmente morrerá lentamente fora do jardim se não for possível protegê-lo de chuvas fortes e persistentes no outono e inverno, ou fornecer um solo com drenagem mais rápida. Nas condições que desejarem, a touceira se alargará rapidamente e poderá precisar ser dividida com a mesma frequência que a cada dois anos.

Novas folhas basais surgem no outono e permanecem como perenes ou semi-perenes durante o inverno. Em áreas agressivas muito expostas, as folhas basais podem morrer no solo, mas voltarão felizes no início da primavera.

Embora não goste nem precise de muitos fertilizantes, no final do inverno uma alimentação muito leve de um fertilizante de liberação lenta não faz mal. Ou a fertilização pode ser restrita a uma cobertura de inverno fina e protetora de estrume totalmente compostado.

Recomenda-se o uso de flores mortas no verão, pois isso irá induzir o novo desabrochar no início do outono. Se as últimas flores sobrarem para semear, serão os pequenos frutos pretos que emprestam ao gênero o nome comum de "Tickseed", e até mesmo o nome do gênero faz alusão a essa semelhança com um inseto.