Centáurea persa; também conhecido como
Persian Bachelor Button; ou,
Knapweed Ornamental
"As flores são a obra-prima do céu."-Dorothy Parker
(1893-1967)
(1893-1967)
Centaurea dealbata 'Rosea' é facilmente cultivada a partir de sementes em solo úmido. Ele semeia um ácaro voluntariamente, então deve ser morto ou pode se espalhar por toda parte. Ou pode ser permitido naturalizar-se em um jardim de pasto de baixa manutenção.
É o mesmo gênero das knapweeds invasivas, mas não é tão agressivo; em vez disso, este nativo das montanhas do Cáucaso é uma das centaureas perenes mais comuns a serem cultivadas como perenes de borda decorativas, com vários cultivares disponíveis, embora o C. cerulea anual ou botões de solteiro azul sejam ainda mais comumente cultivados.
Algumas knapweeds são tão invasivas que se espalharam por todo o mundo e são pragas em todos os Estados Unidos. Dentro das fronteiras dos Estados Unidos, no entanto, a centáurea persa naturalizou-se apenas no interior de Washington e Montana, e em nenhum lugar é notavelmente agressiva.
Ele prefere um solo pobre e arenoso e é tolerante à seca, uma vez que obtém sua raiz principal, após o que não irá transplantar bem, embora a divisão de uma moita velha não esteja fora de questão. Solo encharcado de inverno vai matá-lo, caso contrário, será permanente para o jardim.
A moita cresce até 45 centímetros de altura. A folhagem profundamente cortada tem a parte inferior prateada. Flores vistosas em forma de cardo rosa-vermelho ocorrem em maio, com rebrota durante grande parte do verão. É apreciado por moscas e borboletas polinizadoras.