Campânula Coreana
"Em um vale florido, a Senhora Vênus estava parada,
maravilhada com a tristeza."-Rupert Brooke
(1887-1915)
(1887-1915)
Comparativamente novo em jardins ocidentais, Campanula takesimana ou Korean Bellflower produz uma cobertura de solo de rosetas de folhas brilhantes em forma de coração com belos reflexos vermelho-ferrugem e bronzeados. Desta base, ele envia extensos ramos de caules frondosos cobertos por grandes flores pendentes.
Embora a espécie tenha sido descrita para jardineiros na década de 1920, ela não estava logo disponível para jardineiros. A variedade original modernamente disponibilizada para os jardineiros ocidentais veio de uma ilha ao largo da Coreia chamada Ullung-do, no Mar do Japão, e até mesmo isso esteve por algum tempo na "Lista Rosa" do Conselho Nacional para a Conservação de Plantas e Jardins.A Lista Rosa designa plantas consideradas raras no cultivo. Essa lista garantiu uma atenção merecida, embora tardia, e assim a espécie não ficou muito tempo na lista de raridades.
O nosso está crescendo em um jardim de sombra clara sob o Paperbark Maple com Tiarellas & May Apples & a Mouse Plant & outros itens que adoram a sombra. A maioria de nossas campânulas adora o sol, e é bom ter uma que leve os campanários para as margens mais escuras do jardim.
As campânulas coreanas também ficam bem com o sol da manhã, e quanto mais ao norte elas são cultivadas, mais sol precisam. Eles não precisam de muita água.
Os caules que se erguem das folhas basais alcançam cerca de 50 centímetros, com o peso de uma fonte varrida por sinos tubulares delgados brancos pendentes em tom lilás pálido, marrom manchado no interior, com algumas das flores tendo estrias rosadas no exterior. Essas flores balançam diretamente para baixo e duram todo o verão, com ressurgimento no outono, especialmente se não forem cultivadas.
Deve ser fertilizado duas vezes ao ano para manter essa excelência floral. Se essas flores têm algum defeito, é no fato de que, ao colocá-las perto das Tiarellas que florescem humildemente, elas tornam as flores fofas das Tiarellas quase invisíveis em comparação. Muito a seu favor, muitas das plantas de sombra têm uma presença de verão reduzida ou completamente estivam no verão, mas as belas folhas e flores da campânula coreana manterão as coisas vivas, mesmo quando os púlpitos, trílios, plantas de rato e outras dessas plantas reduziram sua presença.
As folhas basais também duram algum tempo no inverno e, em algumas condições, podem ser quase perenes. Em nosso jardim sombreado, no entanto, embora bem protegido e experimentando apenas invernos amenos, ele morre totalmente no final de dezembro. Não falta muito, pois volta fresca do solo no início de março, mas espera até junho para voltar a florir.
Por ser raro por algum tempo no comércio de viveiros, não tinha cultivares, mas com a crescente disponibilidade da espécie, os cultivares eram inevitáveis. O rosa claro 'Elizabeth' estourou no berçário de Elizabeth Strangmen em Kent. 'Alba', uma forma branca pura, também está disponível. 'Beautiful Truth' tem pétalas de flores com reflexos semelhantes a uma tira branca e assustadoramente se parece com a mesma espécie. Embora a variante com flor de tira tenha sido acidentalmente patenteada com o nome de 'Beautiful Trust', seu nome verdadeiro é 'Beautiful Truth', a tradução literal de seu nome coreano, tendo recebido o nome de filha de Song Kihun do Arboreto de Chollipo em Coreia do Sul. Esta variedade foi introduzida na América pela Heronswood Nursery, que fica perto de nossa casa.
A espécie produz esportes dignos de cultivo com alguma regularidade, então mais e mais cultivares podem ser esperados com o passar do tempo. Posso adicionar outros ao nosso jardim algum dia, mas certamente não me sinto privado de ter apenas a forma selvagem original.
Nossa touceira começou de uma verdadeira muda e não se espalhou muito durante as primeiras quatro temporadas. Ele ganhou força seriamente em seu segundo ano. É potencialmente agressivo com seus rizomas subterrâneos. É melhor não deixá-lo semear, para que sua propagação permaneça controlável, embora sua propagação primária seja rizomas, mesmo que não esteja morto.
De forma alguma é igual a C. punctataem potencial agressivo, mas alguma atenção é necessária, e eu realmente transplantei nossa touceira em expansão para mais longe da planta do rato, que temia que o campanário coreano fosse capaz de dominar.
Ele pode facilmente se espalhar até 60 centímetros e precisará da divisão no outono a cada três ou quatro anos, com menos frequência em condições que são ocasionalmente secas, ou antes, se alguém estiver ansioso para propagar novos aglomerados.