quarta-feira, 3 de março de 2021

Lungwort de folha longa 'Bertram Anderson'; ou, Pulmonaria de folhas estreitas

 

Lungwort

Lungwort de folha longa 'Bertram Anderson';
ou, Pulmonaria de folhas estreitas


"O pequeno teatro da floresta parece esperar,
Todo trêmulo de esperança e melancólica alegria,
Por algo que certamente virá,
Alguma emoção profunda, satisfatória, ótima."

-Amy Lowell
(1874-1925)

   

P ulmonaria longifolia 'Bertram Anderson' Long-leaf ou Longleafed Lungwort foi durante anos a forma padrão de jardinagem, até que 'Little Star' e outras novas cultivares começaram a deslocar-se nos estoques dos produtores ou pelo menos forçar 'Bertram Anderson' a compartilhar o mercado com variedades crescentes.

Além desse pulmonaria, há um sedum, um tomilho e um snowdrops com o nome do escritor de jardins de Gloucestershire Edward Bertram Anderson, autor de livros como Seven Gardens: Sixty Years of Gardening (1973).

É mais resistente ao calor do que a maioria das pulmonarias e pode ser cultivada mais ao sul do que a maioria. Em áreas mais quentes, é perene, mas no noroeste do Pacífico é uma planta perene. Esta planta de sombra resistente começa o ano no final do inverno e início da primavera com flores azuis da Prússia profundas, seguidas por finas folhas pontilhadas.

Pode crescer até 30 centímetros, mas geralmente é menor e pode se espalhar muito lentamente até 60 centímetros, embora geralmente tenha apenas 30 centímetros. Os aglomerados podem ser propagados por divisão no outono ou na primavera uma vez a cada poucos anos.

Os primeiros caules das flores ficam de pé, mas à medida que as folhas se desenvolvem, as flores remanescentes tendem a se afastar do centro da touceira. Essas flores têm uma beleza considerável. Eles começam como botões rosa, escurecendo para um azul rico quando totalmente abertos.

As folhas têm 20 a 30 centímetros de comprimento e geralmente são consideradas como ornamentais ainda mais importantes do que as flores brilhantes. As folhas em forma de faca são de um verde-mar profundo com pokadots brancos fortemente contrastantes.

No verão, ele precisa ser mantido úmido e sombreado para que as folhas salpicadas permaneçam vibrantes, mas se ficar chamuscado ou ressecado, apare-o para evitar a aparência; a raiz ainda estará saudável e a planta ainda retornará.

A proteção contra muito sol ou condições de seca o torna, a partir de então, um perene de baixa manutenção.