Bergenia crassifolia
Heartleaf ou orelhas de elefante
"Ah, amor, não há como fugir de seu poder,
Nenhum lugar solitário onde você nunca pisou,
Nenhum deserto que você deixou sem carpete
Com flores que brotam sob seus pés perfeitos."-Sara Teasdale
(1884-1933)
(1884-1933)
B. ergenia crassifolia está em plena floração muito antes de B. cordifolia. Temos ambas as espécies, além de um híbrido das duas, chamado 'Silberlicht', & a maioria de nossas variedades estão crescendo juntas em um jardim sem manutenção na encosta do beco, onde prosperam e onde uma ou outra está em flor no inverno & Primavera.
As duas espécies principais parecem bastante idênticas, mas a diferença no tempo de floração significa que ambas são essenciais para maximizar o período de tempo em que suas flores de candelabro estão presentes. A B. crassifolia de floraçãoprecocecomeça a florescer maravilhosamente em nosso jardim já em dezembro. A foto à direita foi tirada em janeiro, e aquela floração em particular durou até o início de abril, quando finalmente parecia tão velha que eu a cortei.
No inverno seguinte, floresceu novamente de dezembro a janeiro, mas as flores não duraram tanto, talvez porque foi um inverno excepcionalmente ameno, mas chuvoso. No entanto, voltou a florescer em abril. A foto no topo é de março de outro ano. Que diferenças o induzem a florescer em dezembro em alguns anos e em março em outros, eu não arriscaria, mas ele reabre em abril apenas nos anos em que teve uma floração muito precoce para começar.
A terceira foto abaixo à esquerda foi tirada um ano depois, em abril . Isso mostra como suas flores estão mais próximas do lilás em vez do rosa ou roxo mais comum, mas definitivamente não fica mais pálido a cada ano. Para nossa crassifoliao raro pico aleatório de flores ocorrerá imprevisivelmente fora da estação até o outono, o que não acontece com a cordifolia. Para qualquer uma das espécies, as flores enormes duram muito em buquês.
Faz um belo pé de altura e, ocasionalmente, uma cobertura de solo mais alta de folhas enormes. As pontas curtas de sinos roxos em B. crassifolia são mais grossas do que os candelabros verticais muito altos em B. cordifolia.
Embora as formas naturais silvestres de ambas as espécies tenham flores roxas, agora existem muitas outras cores também, embora a maioria varie em tons de rosa pálido a magenta brilhante. Existem também híbridos, como B. cordifolia x crassifolia 'Silberlicht', com flores que começam em branco prateado e envelhecem em rosa claro.
As que eu tinha quando era criança eram a variedade selvagem simples, encontrada originalmente no Himalaia e na China (a outra espécie comumente oferecida, B. cordifolia, é da Sibéria). Os que estão atualmente em nosso jardim provavelmente têm alguma hibridização, porque a maioria ocorre hoje em dia.
As bergênias têm diversos usos tradicionais, sendo as folhas um "chá de pobre" e o alto teor de tanino das raízes e caules tornando-as um ingrediente útil em agentes de curtimento de couro, conservantes de vinho, tônico ou adstringente.
Extratos de raiz têm sido usados na medicina indiana e chinesa para o tratamento de rins e cálculos biliares, infecções pulmonares, topicamente para bolhas e hemorróidas e muitos outros valores alegados. Os ingredientes ativos dos extratos incluem bergenina e ácido gálico, que, no mínimo, têm valor analgésico e adstringente, portanto, deveriam ajudar as hemorróidas, embora seu valor como medicamento interno carece de evidências claras.
Para o jardim, eles são fortemente perenes todos os dias do ano e não precisam de manutenção. Eles se espalharam por estolões grossos. Se novos espécimes forem desejados, um punhado de folhas maduras pode ser separado ao longo dos estolhos para plantar em outro lugar.