terça-feira, 16 de março de 2021

Malva-rosa

 

Malva-rosa

Malva-rosa


"Aqui, ao lado do estoque modesto,
ostenta a malva-rosa flamejante."

-Henry Austin Dobson
(1840-1921)

   

A variante "Nigra" de Alcea rosea é quase preta como qualquer flor pode ser. É uma variedade de herança que Thomnas Jefferson cultivou. A espécie é nativa da região mediterrânea e tem sido cultivada em toda a Europa desde pelo menos 1500. A forma preta foi descrita em 1629 por John Parkinson como, "De vermelho escuro como sangue preto."

É uma perene bienal ou perene de curta duração que se auto-semeia facilmente e vive de dois a cinco anos. Ele cresce rapidamente até uma altura enorme. A planta principal tem apenas um pé e meio, mas as gigantescas pontas das flores são "pequenas", com um metro e meio, e frequentemente com 2,5 a 3 metros de altura!

As flores marrom-avermelhadas individuais em todas essas pontas têm cinco ou sete centímetros de diâmetro. Ela floresce a partir de maio ou junho; o deadheading estende a floração até o final do verão. As flores são buquês excelentes e são apreciadas por borboletas, abelhas e beija-flores.

Perto do outono, a folhagem basal começa a parecer manchada e pobre, portanto, é geralmente considerada uma planta de borda posterior, não apenas por causa de sua altura extrema, mas porque não é um "espécime digno" como centro de atenção, embora esplêndida para uma floração contínua no fundo.

A outra falha é que os espinhos com o peso das flores tendem a cair em clima adverso, portanto, precisam ser fixados ou, de preferência, crescer contra uma cerca ou parede do celeiro. Deve ser cortado no início do outono, quando as flores finais vão para a semente.

A malva-rosa negra requer uma luz seca ou solo pobre em área de pleno sol para ter um bom desempenho e onde haverá pouca manutenção. Para começar, as sementes devem ser costuradas no verão. Rosetas de grandes folhas peludas se desenvolvem no outono e morrem antes do inverno. Ela florescerá no verão seguinte. E como vai florescer!