quarta-feira, 3 de março de 2021

Pale Yellow English Primrose; também conhecido como Cowslip ou Oxlip

 

Primavera

Pale Yellow English Primrose;
também conhecido como Cowslip ou Oxlip


Amor na mão aberta, nada além disso,
Desdobrado revelado, desejando não machucar,
Como alguém deveria trazer prímulas em um chapéu
balançado da mão, ou maçãs em sua saia,
Eu trago você, chamando como as crianças fazem:
"Olha o que eu tenho! - E isso tudo é para você."

-Edna St. Vincent Millay
(1892-1950)

   

P rimula x polyantha são prímulas híbridas, cruzamentos especialmente de P. veris e P. vulgaris, embora este amarelo claro obviamente tenha o europeu Oxlip P. elatior como parte de sua herança.

Esses híbridos vêm em diversas cores e formas, a maioria deles com olhos amarelos, não importa a cor das pétalas. Mas os que são vendidos em supermercados são, na maioria das vezes, gigantes solteiros. Esses são criados para rápida produção e vendas rápidas e só às vezes são resistentes ao jardim, às vezes perenizando muito bem para retornar ano a ano como uma touceira maior, mas mais frequentemente ficando mais fracos do que mais fortes com o tempo.

Esta prímula polyantha amarelo-claro se naturalizou na beira de um jardim onde ocasionalmente faço paisagismo. Está em uma área comparativamente dura, com mais sol e menos água do que as prímulas normalmente requerem, junto com muitas outras prímulas.

Algumas semanas antes de este retrato ser tirado, as folhas no canteiro de prímulas foram no início muito engolidas por caramujos, mas uma rápida adição de lesma orgânica Sluggo e isca de caracol não só parou a predação, mas funcionou como fertilizante para as prímulas , que em meados de março pareciam bons o suficiente para fotografar.

Normalmente eles se dão melhor com alguma sombra, solo rico organicamente ácido solto, persistentemente úmido, mas não encharcado. Eles precisam de um pouco de sol também, e com água extra se sairão bem em pleno sol, especialmente no litoral noroeste, onde o sol da tarde de inverno termina com um pôr do sol bastante precoce. Mas, sob o sol forte, os aglomerados tendem a ficar dormentes no verão, ao passo que em um local úmido protegido as folhas podem ser quase perenes durante a maior parte do inverno.