quarta-feira, 3 de março de 2021

'Velvet Moon' Primrose

 

Lua de veludo

'Velvet Moon' Primrose


"Quão agradáveis ​​tuas margens e vales verdes abaixo,
Onde, selvagens nas florestas, as prímulas sopram."

-Robert Burns
(1759-1796)

   

Primula polyantha não é uma espécie verdadeira, mas abrange cultivares com histórias híbridas complexas geralmente não registradas. Em geral, eles são uma mistura de oxlip europeu (P. elatior), prímula (P. veris) e a prímula comum (P. vulgaris).

As variedades "Cowichan" parecem ter se originado na década de 1930 no Vale Cowichan da Ilha de Vancouver, quando alguém avistou uma prímula roxa com apenas um pequeno centro amarelo em vez do olho amarelo mais cheio usual e com folhagem tingida de vermelho. As folhas são de um verde normal na primavera, mas escurecem com tons roxos com o passar do ano e duram até o inverno.

Daquela planta do Vale Cowichah, agora existe uma grande variedade de prímulas Cowichan. Embora nem todo historiador de plantas esteja totalmente convencido dessa origem, a designação "Cowichan" para prímulas sem o olho amarelo é uma tradição de longa data.

Dado que foi com toda a probabilidade desenvolvido aqui no Noroeste do Pacífico, as prímulas Cowichan longa duração são frequentemente oferecidos em nossos melhores viveiros da área de Puget Sound, embora eles não encontrada nos supermercados e chainstore hardware seleções de prímulas mistos.

Cowichans perenizam-se nos jardins de Puget Sound com grande facilidade, muitas vezes se auto-semeando e hyridizing aleatoriamente com outras prímulas nas proximidades. Como é comum para a maioria das espécies de prímula, elas precisam de um local fresco e úmido com solo rico e sombra clara.

Nosso único Cowichan é a cultivar 'Velvet Moon', um nome tão bonito quanto a própria prímula. Seus caules de flores castanho-avermelhadas profundas realmente têm uma aparência e textura aveludadas. A cor escura dessas flores, bem como a escuridão geral das folhas à medida que o ano avança, invoca cores vistas ao luar.

Ela floresce a partir do final de março ou início de abril e continua ao longo da primavera. Quando termina a floração, as folhas verdes escuro-escuras enrugadas maiores do que a média são, por si só, uma bela adição a qualquer variedade de folhas perenes no nível do solo.

Nosso 'Velvet Moon' está situado entre várias plantas de baixo crescimento com folhas gordas que amam sombras úmidas brilhantes, incluindo a Primula de folhas roxas 'Garryarde Guinevere' ; uma espécie de prímula P.Bloody Dock ( Rumex sanguineus ) com veias profundamente vermelhas confrei tuberoso ( Symphytum tuberosum ); Aquilegia vulgaris var. plena 'Ruby Port' Columbine, seu jardim confrontando manchas de Asarum caudatum. Todas, exceto a borragem, são perenes, então a mistura de tipos de folhas e texturas é muito interessante durante todo o ano, mesmo quando nenhuma está em flor.