terça-feira, 2 de março de 2021

Primrose 'Guinevere'

 


Guinevere

Primrose 'Guinevere'


"Siga-me chorando até o meu território, e lá
Deixe cair uma prímula e com ela uma lágrima."

-Robert Herrick
(1591-1674)

   

A prímula 'Garryarde Guinevere' (ou apenas 'Guinevere') foi agarrada ao acaso no outono de 2002 por Granny Artemis no instante em que ela viu sua roseta de folhas verde-púrpura ou bronzeada, diferenciando-a muito das prímulas usuais.

Não sabíamos como ficaria em flor ou qualquer coisa sobre isso, só que a cor da folha era única e traria cor a um pedaço baixo de folhagem do jardim, estando ou não em flor.

Pesquisando mais tarde, nós a encontramos listada como uma prímula "Juliana", como são híbridos geralmente entre P. juliae, P. vulgaris, P. pruhoniciana ou P. margotae.

Guinevere'Garryarde Guinevere' é freqüentemente listado como P. juliae ou sem nenhuma espécie sugerida; mas na verdade é P.

Ele se espalha lentamente sobre os estolhos e pode ser dividido a cada poucos anos no outono ou pouco antes da primavera, se parecer grande demais para o espaço alocado.

Suas flores são de um suave rosa lilás com centro amarelo. Eles aparecem em abril e duram até maio. A primeira foto mostra que ela estava começando a florescer no início de abril de 2003, quando ainda era uma pequena touceira. A segunda foto é de meados de abril de 2004. Intrometendo-se na segunda foto está uma folha suculenta de Primula aurícula.

Ambas as partes do nome da cultivar são freqüentemente escritas incorretamente. Garryard, Garryade, Garyarde ou Guinivere são grafias "alternativas" típicas.

É uma das cultivares híbridas mais antigas, tendo aparecido pela primeira vez em um jardim irlandês em 1935. É muito mais resistente do que a maioria das variedades modernas.

É uma perene do grupo polyanthus. Suas folhas vistosas são uma ótima escolha para o jardim de inverno, embora ela não floresça no inverno como tantas outras prímulas.

É justamente o destinatário do Prêmio de Mérito do Jardim dado a plantas de valor, beleza e facilidade de cultivo de jardim de longa data.

Poucas prímulas têm as belas folhas de bronze-magenta, mas outras incluem 'Garryarde Edith' com um brilho bronzeado em suas folhas e 'Garryarde Crimson' que tem folhas vermelho-bronzeadas, assim como 'Garryarde o Graal'.