quarta-feira, 3 de março de 2021

Prímula inglesa amarela brilhante; ou, False Oxslip; ou, Yellow Polyantha Primrose

 


Primavera

Prímula inglesa amarela brilhante;
ou, False Oxslip;
ou, Yellow Polyantha Primrose

"Sobre esta colina de Primrose,
Onde, se o céu destilar
uma chuva de chuva, cada gota pode ir
Para sua própria prímula, e cultivar maná assim."

-John Donne
(1572-1631)

   

L prímulas inglesas floresceu-Arge são vendidos em muitas cores na frente de supermercados e farmácias e lojas de departamento de desconto. Freqüentemente, eles já estão no auge da flor quando os jardineiros ingênuos os colocam nas bordas de seus gramados apenas para vê-los murchar rapidamente.

Eles são criados para serem rapidamente produzidos em estufas e enviados aos vendedores antes do início da primavera. Eles não são necessariamente criados para o vigor do jardim, portanto, em um ou dois anos, podem desaparecer em vez de se naturalizar, supondo que durem além da estação em que foram plantados.

Mas, de vez em quando, uma ou outra dessas plantas baratas perenizarão com grande vigor e florescerão extravagantemente todos os anos, do final do inverno ao início da primavera. Esses espécimes bem estabelecidos podem ser desenterrados e divididos a cada dois ou três anos.

O espécime amarelo brilhante mostrado aqui nem mesmo está plantado em um local ideal, mas volta a cada ano. Fica em um local com sol forte e seco, na borda de uma propriedade, onde ocasionalmente faço paisagismo para um amigo. Prímulas inglesas geralmente preferem sombra clara e solo uniformemente úmido, mas há várias prímulas neste local seco e ensolarado que estão indo muito bem, embora pareçam aparecer mais tarde do que em locais protegidos, e desaparecerão em dormência no calor do verão.

Como híbridos, seu comportamento pode ser imprevisível. Essas prímulas têm geralmente cerca de quinze centímetros de altura com flores aninhadas no topo das folhas basais, mas algumas vezes se aglomeram a mais de trinta centímetros de altura ou produzem flores caules bem acima das folhas basais.

Eles podem ser ajardinados nas zonas seis a oito; como anuais, eles vão bem até a Zona 3 e podem até sobreviver a um inverno se cobertos com cobertura morta para proteger a raiz. Eles também podem ser comprados em plena flor no inverno e mantidos em casa até que as flores murchem, e então colocados no jardim de abril com a esperança de que se perenize, mas se não o fizerem, pelo menos proporcionam alguma alegria dentro de casa por um tempo.

O nome Primrose significa "Primeira Rosa" porque estão entre as primeiras flores do ano. Na Inglaterra vitoriana, eles simbolizavam o primeiro amor, bem como a juventude.